Debater questões de interesse dos sindicatos industriais, com enfoque no planejamento estratégico, é o objetivo do 1º Encontro de Executivos Sindicais na FIERGS, realizado nesta quinta e sexta-feira na sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul. O presidente da federação, Heitor José Müller, lembrou que o Brasil vive um momento agudo, com uma dívida pública elevadíssima. "O custeio do Estado cresceu muito acima do PIB, da inflação e do dólar, totalizamos um endividamento de R$ 4 trilhões", enumerou. Ele citou a possível transformação da contribuição dos sindicatos de compulsória para voluntária, e os cortes de 30% dos repasses ao Sesi e Senai, que tanto prestam serviços às indústrias do País. "Somente juntos e associados conseguiremos fazer mais", encerrou o presidente.

Também foram apresentadas ações da FIERGS para os sindicatos. Entre elas estão o Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), com apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que tem o objetivo de ampliar a representatividade e a sustentabilidade dos sindicatos industriais. A ideia é fortalecer a capacidade dos sindicatos de oferecer produtos e serviços que proporcionem ganhos de competitividade para as indústrias. Outra oportunidade é o Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi), por meio de uma parceria entre a CNI e o Sebrae-RS, financiando projetos que contribuem para o aumento da produtividade, do faturamento e da geração de empregos. A última edição iniciou em 2016 com duração até 2019.

O consultor Luc Pinheiro coordenou as atividades de planejamento junto aos executivos de sindicatos participantes do encontro. "Estamos aqui para ajudar a pensar e planejar seus sindicatos e mostrar a importância do planejamento estratégico, que, no caso das empresas, é de longo prazo, e dos sindicatos, para uma gestão. Esse planejamento precisa estar no dia a dia da entidade e não guardado na gaveta", exemplificou, lembrando que o papel do executivo sindical é fundamental nesse processo. O evento também teve palestra sobre Leader Coaching, com o CEO do Instituto Tânia Zanon, Michael Lopez D’Ávila.

Crédito foto: Dudu Leal

Publicado quinta-feira, 17 de Novembro de 2016 - 18h18