Presidente Gilberto Porcello Petry participa da COP27

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) preparou propostas para o governo brasileiro apresentar na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27), que está sendo realizada no Egito. O documento reúne as principais ações que o setor industrial considera necessárias para a continuidade do desenvolvimento da agenda climática e as medidas mais relevantes para o país no processo de negociação. Uma delegação de industriais da CNI, entre eles o presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry, estará no evento, que termina em 18 de novembro. “Na Conferência, além dos pontos importantes que serão apresentados pela CNI, o nosso Estado também saberá se posicionar, tanto pelos avanços da indústria de biocombustíveis e demais energias renováveis, quanto pela visão integradora que temos, pois a prosperidade de um povo e o meio ambiente não são excludentes”, diz Petry.

As recomendações da CNI priorizam três temas: estabelecimento e operacionalização do mercado global de carbono, mobilização de recursos para assegurar o financiamento climático e avanço da agenda de adaptação à mudança do clima.

Os dias 15 e 16 de novembro serão os mais movimentados para a indústria na Conferência, com atividades inteiramente dedicadas ao setor. No dia 15, o Diálogo Empresarial para uma Economia de Baixo Carbono vai propiciar um ambiente de debates e troca de informações entre as representações empresariais brasileiras e estrangeiras, instituições financeiras e executivos. Os painéis vão discutir oportunidades de acesso às fontes de financiamento ao setor privado; oportunidades de negócios, investimentos e desafios para a transição energética no cenário global; experiências em baixo carbono dos setores industriais de outros países; e o Mecanismo de Ajuste de Carbono na Fronteira e regras de comércio contra o desmatamento.

No dia 16, acontece o Brazilian Industry Day, oportunidade para aprofundar o debate acerca dos quatro pilares da estratégia de baixo carbono da CNI e apresentação de experiências bem-sucedidas das empresas brasileiras. A programação contempla cinco painéis, que serão transmitidos pelo canal da CNI no YouTube: ações para o desenvolvimento do mercado de hidrogênio verde no Brasil; as iniciativas da indústria para uma economia de baixo carbono; contribuições da indústria para a conservação florestal; neutralidade climática; e transição energética.

Publicado sexta-feira, 11 de Novembro de 2022 - 17h17