Presidente Petry anuncia que sindicatos filiados à FIERGS terão edital de R$ 1,2 milhão para projetos

Em 2022, os Sindicatos Industriais filiados à FIERGS terão um edital de R$ 1,2 milhão para o desenvolvimento de projetos. A iniciativa é uma parceria da Federação com o Sebrae-RS e tem como objetivo elevar as receitas das entidades representativas, fomentar o associativismo e estimular a participação e a competitividade das indústrias gaúchas.

A novidade foi anunciada pelo presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry, durante o Encontro Sindical 2021, realizado na quinta-feira, no Salão de Convenções da entidade. “Esse é um aporte que visa a contribuir para que os Sindicatos tenham a possibilidade de criar projetos e mostrar sua importância para as indústrias", declarou Petry, em participação on-line no evento (foto). O lançamento do edital está previsto para o primeiro trimestre de 2022.

Após a abertura, o presidente passou a palavra e a condução do evento ao vice-presidente da FIERGS e coordenador da Unidade de Desenvolvimento Sindical (Unisind), Gilberto Ribeiro. “Neste primeiro ano de Unisind, temos plena convicção de que a Federação e os Sindicatos Industriais estão caminhando lado a lado cooperando e buscando a defesa de interesses das indústrias", afirmou Ribeiro.

Já o vice-coordenador da Unisind e presidente do Sinplast-RS, Gerson Haas, destacou a importância do serviço prestado pela Unisind. "As ações junto aos sindicatos, como apoio para adequação à LGPD, sistema para eleições híbrido, apoio jurídico no período da pandemia com orientações de percentuais de trabalhadores de forma presencial, foram e são essenciais para os Sindicatos e as indústrias associadas”, relembra Haas.

Outro destaque foi a homenagem da FIERGS aos Sindicatos que completaram cinco e oito décadas de atuação em 2021. Pelos 80 anos: Sindigraf-RS, Sindimaq, Sindimarc/RS, Sindiquim/RS, Sindividros-RS, Simefre, Sinmetal, Sivergs. Pelos 50 anos de atuação, o Siargs. Também foram lembrados o Sindapel e o Simep. As placas comemorativas foram entregues aos representantes presentes por Gilberto Ribeiro e Gerson Albano Haas.

No encontro também ocorreu uma breve retrospectiva do primeiro ano de atividades da Unisind – completados em setembro. Idealizada pelo presidente Gilberto Porcello Petry, a Unidade de Desenvolvimento Sindical realizou uma média de 2.860 atendimentos a 98 Sindicatos.

Publicado sexta-feira, 3 de Dezembro de 2021 - 18h18