Produção no RS cai, mas indústria mantém expectativa positiva

A Sondagem Industrial de janeiro, divulgada nesta quinta-feira (10) pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), revela que o ano inicia com uma queda na produção mais intensa do que a esperada para o período. Segundo a pesquisa, o Índice de Evolução da Produção em janeiro alcançou 45 pontos, voltando a se situar pelo segundo mês consecutivo abaixo da linha divisória dos 50. Em dezembro de 2010, este índice havia ficado em 43 pontos, também representando um desempenho insuficiente.

Mesmo que essa performance na produção seja esperada para janeiro devido aos fatores sazonais, a pesquisa detectou que a maioria das empresas trabalhou abaixo do nível usual da Utilização da Capacidade Instalada (UCI) para o mês, com um percentual médio de 70,6% no total de operação das fábricas. O indicador referente à UCI efetiva em relação ao usual alcançou 45 pontos, o menor valor obtido desde janeiro de 2010 (início da série) e, pelo segundo mês seguido, é inferior aos 50. Isso significa que as indústrias não conseguiram eliminar e adequar seus estoques de produtos finais ao nível programado, conforme aponta o valor obtido pelo indicador: 53,4 pontos. Esse fator pode vir a se configurar como um entrave para a retomada do setor nos próximos meses. Já o indicador relativo ao emprego foi de 51 pontos no primeiro mês de 2011 e aponta para a estabilidade em relação a dezembro.

O recuo da atividade industrial em janeiro não foi suficiente, porém, para atingir as expectativas dos empresários para os próximos meses. A maioria voltou a revelar confiança em relação ao futuro de seus negócios, aumentando a possibilidade de retomada do crescimento.

Os indicadores que medem a expectativa com relação à demanda, ao emprego, às compras de matérias-primas e à quantidade exportada para os próximos seis meses ficaram acima da linha dos 50 pontos. O indicador relativo à demanda atingiu 65, um aumento de 6,2 pontos em relação à pesquisa anterior e uma redução de 1,9 comparativamente ao mesmo período de 2010. De acordo com a pesquisa, os industriais gaúchos esperam um crescimento robusto da demanda para o semestre.

Diferentemente dos meses anteriores, essa perspectiva positiva, embora ainda sustentada pela demanda interna, é acompanhada pelo otimismo com relação às exportações, conforme expressa o valor do indicador: 54 pontos.

Com as perspectivas favoráveis para demanda, o setor industrial deverá aumentar o número de empregados (57 pontos) e as compras de matérias-primas (63 pontos). A Sondagem Industrial ouviu 112 empresas entre 31 de janeiro e 14 de fevereiro de 2011.

Publicado quinta-feira, 10 de Março de 2011 - 0h00