Projeto de Gestão – Sistema FIERGS 2024 é apresentado a diretorias e sindicatos industriais

A construção do projeto de Gestão – Sistema FIERGS 2024 foi o tema dos encontros que reuniram as diretorias da FIERGS e do CIERGS e  presidentes de sindicatos industriais, na terça e quarta-feira, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul. O CEO Paulo Herrmann falou sobre os principais pilares que buscam o fortalecimento do setor industrial por meio do protagonismo da entidade. “Competitividade, Inovação e Retenção de Talentos estão entre as nossas prioridades”, destacou. O quarto pilar da gestão Claudio Bier é Reconstrução da Indústria.

Na terça-feira, a participação no encontro foi do presidente da Falconi Consultoria, Alexandre Ribas. No dia seguinte, o diretor sênior, Mauro Eustáquio Soares, explicou a metodologia de diagnóstico do modelo de negócio e do plano de ação, que conta com a participação dos sindicatos. A proposta é mapear as oportunidades e estruturar o Plano de 100 Dias e o Plano Estratégico 2024-2027. Também participou do encontro a gerente executiva de Relações Institucionais do Sistema FIERGS, Ana Paula Werlang.

Como contexto, a Unidade de Estudos Econômicos (UEE) da FIERGS apresentou alguns dados que trazem um cenário complexo e desafiador. Entre 2002 e 2021, o PIB industrial do Rio Grande do Sul apresentou um crescimento de apenas 2,1%, muito inferior à média nacional, que foi de 24,2% no mesmo período. Esse baixo desempenho levou à perda de representatividade do estado na indústria nacional. Enquanto entre 1992 e 2011 o Rio Grande do Sul representava 8,4% do PIB industrial brasileiro, esse percentual caiu para 6,5% no período entre 2012 e 2021

Outro aspecto que traz preocupação é o saldo migratório líquido negativo. Entre 2000 e 2022, cerca de 700 mil gaúchos deixaram o Estado. Além disso, o envelhecimento demográfico deve atingir o pico populacional em 2026, com 11,3 milhões de habitantes.

Publicado sexta-feira, 6 de Setembro de 2024 - 16h16