Projeto piloto vai mapear cadeia de petróleo, gás e energia

A Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), em parceria com o Sebrae-RS e o Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp), realizou nesta quarta-feira, 16, na sede da entidade, um encontro para apresentar o Mapeamento das Cadeias Produtivas do Rio Grande do Sul − Projeto Piloto: Petróleo, Gás e Energia. Dezenas de empresas participaram do encontro.

Na abertura do evento, o representante do Comitê de Competitividade em Petróleo, Gás e Energia da FIERGS, Nelson Felizzola, destacou que as indústrias gaúchas, apesar de capacitadas, representam menos de 2% das compras nacionais da Petrobras. "Entre 2009 e 2013, os planos de investimentos da companhia ficam em cerca de US$ 174,4 bilhões. Temos que aproveitar estas oportunidades", ressaltou, lembrando que o projeto vai seguir de maneira itinerante pelo interior do Estado, para conhecer as potencialidades locais.

Cerca de 240 empresas das regiões da Metade Sul, Serra Gaúcha e Porto Alegre já estão sendo capacitadas pelo Sebrae-RS. Segundo o gestor do Programa de Petróleo, Gás e Energia da entidade, Guilherme Menezes, a atuação em conjunto é a melhor maneira das pequenas empresas aproveitarem esta onda de desenvolvimento. "Dificilmente alguma delas conseguirá se tornar fornecedora da Petrobras sozinha. Mas como cadeia, as chances são maiores. É para isto que estamos trabalhando", destacou.

Para o gerente da Usina Termoelétrica Sepé Tiaraju, Adib Kurban, os US$ 2 bilhões de investimentos previstos pela Petrobras no Rio Grande do Sul nas diversas áreas de atuação da petrolífera reforçam a vocação da empresa de atuar no desenvolvimento de fornecedores. "Temos sempre o pleno interesse de criar tecnologia nacional, porque é adequadamente saudável ao crescimento econômico do país", comentou.

Publicado quarta-feira, 16 de Junho de 2010 - 0h00