Luciano Coutinho participou de uma reunião de trabalho na sede da FIERGS
O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, e representantes de quinze segmentos industriais do Rio Grande do Sul debateram os programas de financiamentos e políticas para o desenvolvimento específico de cada área produtiva. Durante duas horas, o economista e industriais estiveram reunidos na sede da FIERGS, em Porto Alegre.
O presidente da entidade, Paulo Tigre, assinalou esperar uma atuação cada vez mais abrangente e desburocratizada da instituição para que a indústria possa aproveitar as oportunidades no período pós-crise. O industrial ainda valorizou a sintonia da indústria gaúcha com a instituição financeira na busca pela inovação. "O BNDES, no seu planejamento de 2009 a 2014, elegeu a inovação como um dos pilares do fomento econômico no contexto atual. Pois a FIERGS e o CIERGS desenvolvem a campanha Inovar para Crescer e apoiaram a criação da Lei Estadual de Inovação", disse Tigre.
Coutinho ressaltou que "a inovação deve ser uma obsessão da indústria brasileira", enfatizando ainda o início, até o final desta semana, das operações do Fundo Garantidor de Investimentos. O objetivo da proposta é minimizar os riscos das operações de crédito.
Durante a reunião, o presidente do BNDES ouviu a explanação de cada um dos quinze segmentos: madeira, brinquedo, vidro, farmacêutico, plástico, metal-mecânico, material de transporte, construção civil, fertilizantes, borrachas, implementos agrícolas, tratores, laticínios, audiovisual e tecnologia da informação.