Seminário apresenta possibilidades de negócios com a Copa do Mundo e Jogos Olímpicos

O Seminário Copa do Mundo de 2014 e Jogos Olímpicos de 2016 − Oportunidades e Conformação Jurídico Tributária − foi realizado na tarde desta segunda-feira, dia 8, na FIERGS, com o objetivo de informar o empresariado gaúcho sobre os preparativos e as oportunidades decorrentes dos dois megaeventos. "A natureza da FIERGS é sempre orientar para que possamos gerar desenvolvimento ao Rio Grande do Sul. E a iniciativa privada pode e deve cumprir um papel importante nestes dois eventos", comentou o coordenador do Conselho de Assuntos Tributários, Legais e Financeiros da FIERGS, Thômaz Nunnenkamp.

Idealizado pelos conselhos de Infraestrutura e Assuntos Tributários, Legais e Financeiros da FIERGS, em parceria com a Xavier Advogados, o evento teve palestras de juristas e do deputado estadual, Paulo Odone. Durante sua explanação, ele defendeu que os gaúchos façam o que fez a Alemanha, durante a Copa do Mundo de 2006. A intenção é desenvolver não só Porto Alegre, mas todo o Rio Grande do Sul, o que segundo ele, é plenamente factível. "Lá, de cada dez estrangeiros que foram ao país durante a disputa, apenas quatro foram a estádios. Os outros viajaram fazendo outro tipo de turismo", ressaltou, citando que o Estado deve receber investimentos no aeroporto Salgado Filho, em mobilidade urbana e em telecomunicações.

Já o jurista Cláudio Otávio Xavier comentou que a falta de regulamentação legal que garanta os investimentos e também a falta de incentivos, principalmente tributários, é o principal entrave para que a iniciativa privada faça investimentos, que são considerados altos. "Porto Alegre já tem uma excelente estrutura. As obras são de melhoramento. Temos que nos mobilizar para que Argentina ou Uruguai usem o nosso Estado, seja para competirem ou para realizarem uma pré-temporada", defendeu.

Publicado segunda-feira, 8 de Novembro de 2010 - 0h00