Você está aqui

 A gestão da Segurança e Saúde no Trabalho e o compartilhamento do conhecimento da área são questões estratégicas para uma empresa. A afirmação é do médico do Trabalho, especialista em Desenvolvimento Industrial do Sesi, Gustavo Nicolai. “Vivemos uma era da SST com maior maturidade e compreensão. Temos políticas sociais e tributárias que reconhecem o investimento feito em SST e penalizam os maus resultados e a falta de gestão na área”, destacou. Nicolai falou na manhã desta quarta-feira no Seminário de Segurança e Saúde no Trabalho da Indústria Frigorífica, promovido pelo Sistema FIERGS, por meio do Serviço Social da Indústria (Sesi-RS), em parceria com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec). O evento abordou estratégias e soluções para garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores, prevenir acidentes e controlar os afastamentos. “É preciso entender que SST não é apenas a saúde do trabalhador, mas uma questão financeira”, sentenciou. “Este é um ambiente complexo. O ideal é se cercar de parceiros como fornecedores, prestadores de serviços e indústrias do seu porte para que se chegue em soluções conjuntas”, afirmou. 


O presidente da Câmara de Sustentabilidade Laboral da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Gouveia, lembrou que na Alemanha cada euro investido retorna em três. “A política lá é: o trabalhador não pode adoecer. E se adoecer, deve voltar ao trabalho o mais rápido possível”, disse. “Há um movimento importante da discussão da pauta da saúde”, ressaltou o diretor-superintendente do Sesi-RS, Juliano Colombo. “Temos que lembrar que diz respeito à saúde sim, mas também à produtividade das empresas”, concluiu. O gerente executivo de Qualidade de Vida do Sesi Nacional, Emmanuel Lacerda,falou sobre a Estratégia Nacional do Sesi em SST. 

O evento seguiu com o tema Gestão de Fatores Psicossociais na Indústria Frigorífica pela psicóloga e especialista em Saúde do Trabalhador, Graziela Alberici e palestra do engenheiro ambiental e de segurança do trabalho, Moacir Ceriguelli  sobre “Alterações na NR 12; Anexo II da NR 36 e insalubridade por frio”. Na ocasião, foi lançada a série de vídeos100% Seguro, direcionado para o setor de frigoríficos.

Crédito foto: Dudu Leal
 

Publicado quarta-feira, 19 de Abril de 2017 - 15h15