As novas instalações do Centro de Formação Profissional Senai Vergílio Lunardi, de Santa Rosa, foram inauguradas nesta sexta-feira. “Essa unidade consolida uma parceria entre o Senai e a comunidade de Santa Rosa, iniciada há mais de 50 anos. É a indústria gaúcha fazendo a sua parte, com investimentos que são sustentados através das contribuições compulsórias recolhidas por este setor a cada mês”, destacou o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), Gilberto Porcello Petry.

Ele ressaltou a homenagem ao industrial Vergílio Lunardi, “uma liderança cuja história incorporou o espírito empreendedor dos imigrantes que colonizaram esta região”, disse, lembrando que esses empresários foram fundamentais para o crescimento econômico e social de suas comunidades. “Ao homenagearmos os industriais pioneiros, estamos contando os capítulos de uma trajetória que orgulha a indústria do Rio Grande do Sul”, concluiu Petry. O presidente entregou uma placa em homenagem a Lunardi ao filho Elcy Lunardi e sua neta Carla Lunardi.

O presidente do conselho consultivo do Sesi e do Senai de Santa Rosa, Alexandre Turra, destacou que o Senai tem na sua raiz acompanhar as tendências da indústria e é importante que mantenha este olhar. O prefeito da cidade, Anderson Matei, falou das oportunidades que virão com as novas instalações. "O Senai é precursor da preparação de mão de obra para a região. E essa inauguração chancela este papel". O diretor regional do Senai-RS, Carlos Trein, lembrou que a unidade tem capacidade para 650 alunos presenciais. "Este número pode ser multiplicado muitas vezes com os cursos EAD", disse.

A cerimônia foi acompanhada também pelo vice-presidente regional do Centro das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (CIERGS) Celso Theisen, e pelo superintendente geral do Sistema FIERGS, Carlos Heitor Zuanazzi, entre outros convidados.

REFORMAS
A unidade passou por uma ampla reforma, com a modernização do prédio e compra de novos equipamentos, aproximando ainda mais os alunos da indústria 4.0. O CFP Senai Vergílio Lunardi, que atua há 53 anos, atende a região que compreende 62 municípios, com cursos nos setores Metalmecânico, Eletroeletrônico, Automação, Alimentos (frigoríficos), Construção Civil e Têxtil. Com a atualização, a escola poderá ofertar, conforme a demanda, novos cursos como Instalação de Sistemas de Energia Fotovoltaica e Robótica Avançada, além de outros voltados à Indústria 4.0.

Atualmente, a unidade, que já realizou mais de 95 mil matrículas, oferece cursos técnicos (Mecatrônica, Automação, Eletrotécnica, Eletromecânica e Mecânica), além de cursos rápidos como Soldagem, Usinagem CNC e Convencional, Fundamentos de Mecânica, Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos, Eletricidade Predial e Industrial, Automação Industrial e Residencial, Robótica e Costura Industrial.

As novas instalações, que contam hoje com mais de 600 alunos, têm salas de aula, laboratório de informática, laboratório de eletrônica, Senai Lab, laboratório de eletricidade predial, de mecatrônica, de eletromecânica/automação, além de oficinas de usinagem e soldagem. Outro diferencial da reforma foi a instalação de energia fotovoltaica com postes autônomos com placas solares. Existe um sistema on-line onde pode ser acompanhada toda a geração da planta, em tempo real. A obra possibilitou a redução de 50% na conta de energia elétrica.

Inaugurada em maio de 1971, a unidade passou a atuar junto ao Serviço Social da Indústria (Sesi) em 1977, e em 1989 ganhou a sede na rua das Hortênsias. Na época, a obra foi viabilizada com participação das empresas locais que assumiram 50% do custo. Em 2002, o CFP foi credenciado para a oferta de cursos técnicos.

Publicado sexta-feira, 2 de Junho de 2023 - 15h15