Senai-RS apresenta jóias com pedras brasileiras

Foi durante a Exposição Feira de Soledade

Durante a Exposição Feira de Soledade (Exposol), de 3 a 6 de maio, maior evento de pedras preciosas da América Latina, coleções de jóias que utilizam pedras brasileiras são apresentadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS), integrante do Sistema FIERGS. O presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, Paulo Tigre, esteve no evento e valorizou a

atuação do setor, que tem cerca de 150 empresas no município e exporta aproximadamente 95% da produção. "Esta ação do Senai-RS busca agregar valor ao produto que sai da região, gerando mais empregos e receita", disse, durante uma reunião de trabalho com 50 industriais do segmento. A Exposol contou também com a presença do ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende.

Por meio do Programa de Desenvolvimento de Protótipos de Jóias Utilizando Gemas Brasileiras, coordenado pela unidade Senai de Guaporé com apoio da Finep/Sebrae, as peças que carregam pedras nacionais são uma nova tendência no mercado mundial. "Só em 2006, o setor exportou cerca de US$ 60 milhões. Esta ação é um grande incentivo para nós", ressalta Ivanir Pedro Lodi, presidente do Sindipedras.

Todas as peças expostas na feira são produzidas pelas empresas participantes, enquanto a coordenação do projeto e prototipagem dos moldes é responsabilidade do Senai-RS.

SARANDI

Já a Feira da Indústria de Sarandi, na região Norte do Estado, foi marcada pela diversidade econômica. O município tem cerca de 20 empresas do setor moveleiro e 60 na área têxtil. Empresários entregaram ao presidente da FIERGS documento relatando as dificuldades enfrentadas pelos dois segmentos. "É importante esta reunião com o setor produtivo da região, que assim pode colaborar, esclarecendo pontos de dificuldades que enfrentamos", explica Jairo Zandoná, integrante do Conselho Fiscal do CIERGS.

Publicado segunda-feira, 7 de Maio de 2007 - 0h00