Você está aqui

Senai-RS tem oito projetos estratégicos aprovados

Aporte de verba será de R$ 4,2 milhões

Porto Alegre, 23 de agosto de 2007 − O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Sul teve a aprovação de oito projetos estratégicos no 4º edital do Departamento Nacional, sendo quatro estaduais e quatro na categoria multiestadual, totalizando um aporte de R$ 4,2 milhões. O objetivo do edital é reforçar o papel de articulador e instigador da entidade em iniciativas inovadoras, garantindo a excelência da indústria brasileira, além de estimular o intercâmbio de competências, a difusão de conhecimento e a cooperação técnica entre departamentos regionais do Senai, e parceiros do Sistema Indústria.

Os projetos multiestaduais aprovados que tem coordenação do Rio Grande do Sul são:

Design higiênico para máquinas, equipamentos e instalação da indústria da alimentação (RS e SC) − busca implantar novos serviços técnicos e tecnológicos para revisão, avaliação e melhoria do design das máquinas a fim de atender as normas de segurança alimentar.

Complementação da estrutura básica do Projeto − Programa Senai de Automação e TI (RS, AM, BA, CE, GO, MS, PE, RJ, SC e SP) − visa instrumentar as unidades do Senai participantes com uma estrutura básica de automação e tecnologia de informação para atendimento à indústria baseado nos objetivos do PSATI.

Expansão da atuação da Rede Senai como provedor de Programa de Proficiência (RS, BA, CE, PR e RJ) − tem como objetivo ampliar o número de programas de proficiência disponibilizados pela Rede Senai de Laboratórios. O foco é atender as necessidades do setor industrial do País quanto a ensaios em plásticos, biodiesel, efluentes, alimentos e de calibração na grandeza dimensional.

Logística de transporte de móveis (RS e SC) - busca implantar um serviço de assessoria em logística para os fabricantes de móveis dos Estados do Sul e demais estados que tenham demanda em serviços associados a logística e embalagem de móveis.

Os projetos estaduais são:

Curso de Aprendizagem Industrial Mecânico de Usinagem - visa aprimorar o curso Mecânico de Usinagem na Modalidade Aprendizagem Industrial desenvolvido pela Metodologia de Competência, através da atualização e reestruturação de seus ambientes de aprendizagem.

MDF − Aprimoramento do Curso de Aprendizagem Industrial de Marcenaria - tem como objetivo atualizar os planos de curso de aprendizagem de marcenaria e das oficinas de prática profissional de marcenaria da AEP Senai Restinga e da Escola de Educação Profissional Senai Visconde de Mauá.

Aprimoramento dos processos de desenvolvimento de compósitos poliméricos - busca obter excelência nos processos de desenvolvimento e preparação de compósitos poliméricos, visando à disponibilização de novos serviços tecnológicos que atendam as necessidades atuais e futuras das cadeias produtivas ligadas à área de polímeros.

Desenvolvimento de um Organismo de Certificação de Produtos Senai-RS − visa ampliar as atividades de normalização, criando um organismo de certificação de produtos com abrangência nacional, otimizando a estrutura e competência da rede Senai.

Além disso, o Senai-RS participa de mais projetos multiestaduais, coordenados por outros Estados.

Publicado quinta-feira, 23 de Agosto de 2007 - 0h00