Você está aqui

Sesi-RS inicia aplicação da vacina contra H1N1 pela Serra

 
O Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) inicia nesta sexta-feira, dia 15, a aplicação das vacinas contra a gripe. Serão mais de 800 trabalhadores imunizados em Farroupilha e Garibaldi. Este ano  mais de 1.450 empresas aderiram à campanha e terão seus trabalhadores vacinados. O objetivo do Sesi-RS é promover a saúde e a qualidade de vida do trabalhador e seus dependentes, reduzindo o afastamento do trabalho e contribuindo para o aumento da produtividade da indústria gaúcha. De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a gripe ou o resfriado foram responsáveis por 17,8% das faltas de, pelo menos, um dia ao trabalho ou à escola em 2013. A ação integra o Programa de Promoção da Segurança e Qualidade de Vida do Trabalhador da Indústria.  
 
A vacina disponibilizada é a trivalente, ou seja, uma única dose contra a Influenza Sazonal (gripe comum da estação) e Influenza–H1N1(Gripe A), conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a temporada 2016 no Hemisfério Sul. Além da vacinação, as indústrias terão orientações sobre a campanha e os efeitos da vacina, e um estudo que avalia a redução dos casos de afastamento do trabalho por causa da doença. 
 
Saiba mais sobre a doença: A gripe é uma doença respiratória aguda, causada pelo vírus influenza, e transmitida por partículas da saliva de uma pessoa infectada, expelidas, sobretudo, através da respiração, de fala, tosse e espirros. Ocorre mundialmente e manifesta-se durante o ano todo, com sazonalidade no final do outono e durante o inverno. O contágio indireto ocorre por meio das mãos, após contato com superfícies recentemente contaminadas por secreções respiratórias de um indivíduo infectado, levando o agente infeccioso diretamente para a boca, nariz e olhos. A melhor forma de prevenção é por meio da vacinação anual.
 
 
 
 
 
 
Publicado quinta-feira, 14 de Abril de 2016 - 15h15