Sesi-RS investe em educação e qualidade de vida

O Sesi-RS registrou 5,34 milhões de atendimentos em 2009, sendo 1,14 milhão em Educação, 1,60 milhão em Saúde, 1,73 milhão no Lazer, 278 mil em Responsabilidade Social, 4,9 mil no Financiamento e 579,2 mil nos centros esportivos. Para 2010, a previsão é de 5,6 milhões de atendimentos. "A intenção é criar ainda mais projetos na educação, contribuindo para a formação continuada do trabalhador e ajudando na sua qualificação e desenvolvimento cultural, gerando conhecimento para que ele possa crescer", disse o superintendente regional do Sesi, Edison Lisboa. Ele lembra ainda dos conhecimentos obtidos em ações nas áreas de Saúde, Lazer e Desenvolvimento Humano e que também contribuirão para o crescimento do indivíduo e, consequentemente, da empresa em que ele trabalha.

Entre as principais realizações da área de Educação em 2009 destacam-se a Educação Básica e Continuada, com 160 mil matrículas, as bibliotecas, o centro cultural, com 955,17 mil atendimentos, e a Consultoria para Educação de Qualidade, que atingiu 300 escolas públicas, em 100 municípios, alcançando 6 mil professores e 82 mil alunos. Também foi realizado convênio com seis sindicatos de trabalhadores para implantação de laboratórios de informática. Outros 12 foram implantandos e 22 atualizados. Para 2010 são projetadas 245 mil matrículas em Educação Básica e Continuada.

Na área da Saúde foram realizados 794 mil atendimentos em Saúde e Segurança no Trabalho (SST) e 400 mil consultas de odontologia. Além disso, 64,3 mil trabalhadores de 800 indústrias puderam acessar exames de saúde.

O Sesi-RS ainda trabalhou na campanha de prevenção à gripe H1N1, atingindo 706 empresas e 96,7 mil trabalhadores. Também foram imunizados 48,7 mil industriários. Outra campanha do Sesi-RS foi com relação à SST com 531 indústrias, alcançando 162 mil trabalhadores. A Ginástica na Empresa em 2009 atendeu 163 indústrias e 28 mil trabalhadores. Um dos destaques para 2010 deverá ser o apoio às empresas na adequação ao novo cenário legal (Ntep/FAP).

No Lazer, a implantação do Projeto Sesi Arte e Cultura levou um público de 5,35 mil pessoas ao Teatro do Sesi, sendo 2,5 mil trabalhadores, e o Crescendo com Arte chegou a 15,1 mil crianças em 2009. O esporte também mobilizou a instituição com a implementação do programa Atleta do Futuro em 23 cidades, com 4,46 mil alunos matriculados. A Olimpíada Estadual do Sesi mobilizou 1,11 mil atletas, sendo que os vencedores irão para os Jogos Nacionais, em abril de 2010, em Bento Gonçalves. No próximo ano, o Rio Grande do Sul também sediará os Jogos Sulbrasileiros.

Na área de Desenvolvimento Humano ocorreram 190 mil atendimentos, sendo que o projeto Cozinha Brasil chegou a 44 cidades, alcançando 33 mil pessoas. A Ação Global e o Dia Nacional da Construção Civil realizaram 55,56 mil atendimentos. Entre as realizações da Responsabilidade Social se destacam a mobilização para a prevenção ao uso de drogas e o lançamento da campanha "Crack − Não condene sua Vida", além de cursos em Responsabilidade Social, Orçamento Familiar e Oficinas de Geração de Renda. Para 2010, entre outras ações estão previstas a implantação da metodologia do Programa de Prevenção ao Uso de Drogas nas pequenas e médias empresas e a instalação de uma unidade do Cozinha Brasil no Centro de Atividades de Santa Maria.

Publicado quarta-feira, 30 de Dezembro de 2009 - 0h00