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Sesi-RS lança em Pelotas escola referência em Ensino Médio

A Escola de Ensino Médio Eraldo Giacobe, de Pelotas, é a primeira escola regular de Ensino Médio do Sesi-RS e inicia suas aulas dia 10 de março com uma proposta que pretende ser modelo. O projeto foi desenvolvido pelo Sesi-RS, com apoio de consultores doutores, com base nos melhores sistemas de educação. A intenção é ser referência na educação para o mundo do trabalho com excelência acadêmica. Serão no máximo 150 alunos na escola. Este ano, 52 adolescentes farão o primeiro ano do Ensino Médio, divididos em duas turmas. A escola busca o desenvolvimento integral do estudante com a construção de competências e habilidades via resoluções de problemas pautados no mundo do trabalho e com uma avaliação desafiadora e motivadora do aluno.

Com turno estendido (serão aproximadamente 5 mil horas de estudo), os alunos terão uma matriz curricular dividida da seguinte forma: 30% Código e Linguagens (português, literatura, línguas estrangeiras, artes, educação física), 50% Matemática e Ciências Naturais (química, física e biologia) e 20% Ciências Humanas (história, geografia, sociologia e filosofia). "A proposta é atender à proficiência em matemática e português, básico para qualquer profissão, e a área de ciências naturais, demandas observadas na sociedade em geral e principalmente na indústria", explica o diretor-superintendente do Sesi-RS, Edison Lisboa. O ensino se dá por projetos de pesquisa ativa e oficinas, estimulando o desenvolvimento, a capacitação, experimentação, visitas técnicas e encaminhamento para escolhas profissionais (com base também na vocação do aluno).

A partir do segundo ano, inicia a parceria com o Senai-RS em cursos de qualificação profissional em eletricidade e automação. Outros desafios também serão propostos como os projetos de Educação Financeira, Robótica e Passaporte para o Empreendedorismo.

A avaliação também conta com alguns pontos inéditos. Além dos professores, que passaram por uma capacitação especial para melhor avaliar e desenvolver as habilidades cognitivas. A escola acompanhará o desenvolvimento da aprendizagem do aluno continuamente, para isto, além do professor da disciplina e do orientador educacional, haverá um professor coaching que orientará o aluno na sua trajetória escolar e descoberta vocacional, oferecendo oportunidades de aprendizagem e aprofundamento de conhecimentos independente do aproveitamento que o mesmo demonstre. A intenção é que todos os alunos cresçam, a partir de estudos de recuperação, atividades de apoio ou desafios, conforme o ritmo de cada estudante.

"O projeto traz uma ideia de desenvolvimento para todos, alunos, professores e a comunidade, que terá jovens prontos para o mundo do trabalho ao terminar o Ensino Médio", concluiu Lisboa.

Publicado quinta-feira, 6 de Março de 2014 - 0h00