Sesi tem educação como prioridade

O Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) realizou 4,78 milhões atendimentos em 2010, sendo 1,8 milhão em Educação, 1,46 milhão em Saúde, 1,27 milhão em Lazer, 179 mil em Responsabilidade Social, 18 mil no Cozinha Brasil, 63,9 mil em Mobilização Social e Cidadania, 2.300 em Financiamento e 600 mil nos Centros Esportivos. A estimativa para 2011 é de 6 milhões de atendimentos. "Nossa prioridade é a educação. A educação que está em todos os segmentos, nas orientações de saúde, em programas como o Sesi Arte Cultura e no Atleta do Futuro, e a própria educação de forma continuada, são formas de aprendizado de vida permanentes", afirmou o superintendente regional do Sesi, Edison Lisboa. Ele lembra que todos os conhecimentos obtidos contribuirão para o crescimento do indivíduo e, consequentemente, da empresa em que ele trabalha.

Ainda com relação à educação foram realizadas 180 mil matrículas em Educação Básica e Continuada. A Consultoria para Educação de Qualidade continuou seu trabalho, levando sua metodologia a todo o Brasil. No Estado, 300 escolas públicas, 590 gestores e 130 municípios foram atingidos somente em 2010, além de 6 mil professores e 120 mil alunos. Na 2ª edição do Prêmio Sesi de Qualidade na Educação, a primeira colocada em todo o Brasil foi a Escola Neusa Mari Pacheco de Canela. "Podemos destacar ainda a inclusão digital, que contou com 13.178 matrículas, além dos seis convênios com sindicatos de trabalhadores que possibilitaram a implantação de laboratórios de informática em suas sedes", lembrou Lisboa. A intenção para o próximo ano é alcançar 191 mil matrículas em Educação Básica e Continuada.

Na área de Saúde foram 802.652 atendimentos em Saúde e Segurança no Trabalho (SST) e 664.966 em Odontologia. No Programa Indústria Saudável, em Diagnóstico de Saúde e Estilo de Vida foram alcançados 33 mil trabalhadores de 204 indústrias. Ainda foram constituídas sete equipes para atendimentos de Programas Integrados em SST e assessorias em SST. Outro destaque foi o Seminário Empresarial de SST, realizado em parceria com o Conselho de Relações do Trabalho e Previdência Social da FIERGS e a CNI, que teve 1.100 participantes. Em 2011, o tema SST continua sendo uma das prioridades do Sesi.

O Lazer totalizou 1,27 milhão de atendimentos em 2010, sendo 174,5 mil em Cultura, 633,6 no Esporte e 465,6 no Lazer ativo. Os seis espetáculos do Sesi Arte e Cultura alcançaram um público de 5.934 pessoas, destes 2.785 trabalhadores da indústria. Já o Crescendo com Arte teve 140 espetáculos, com um público de 48.665 crianças. Sesi Descobrindo Talentos completou dez anos e reuniu 153 inscrições com participação de 145 empresas e 390 trabalhadores. O público chegou a 8 mil pessoas. No Descobrindo Talentos − Áudio Visual foram promovidas 12 oficinas, cinco mostras regionais de artes visuais, com 180 trabalhadores participantes.

O Programa Atleta do Futuro alcançou 6,5 mil matrículas. Para o próximo ano a meta é chegar a 12 mil matrículas com a ampliação do programa para todos os Centros de Atendimento. Outro destaque da área foi a realização dos Jogos Nacionais do Sesi em Bento Gonçalves, que tiveram a participação de 1.020 atletas de 26 Estados e 224 empresas. Os Jogos Regionais do Sesi − Sul Brasileiro, em Pelotas, contou com 900 trabalhadores atletas.

Em Responsabilidade Social, o Cozinha Brasil respondeu por 18 mil atendimentos em 52 cidades gaúchas. A Ação Global, Dia Nacional da Construção Civil e o Esporte e Cidadania atingiram 63.959 atendimentos em 2010. Responsabilidade Social totalizou 179 mil atendimentos. São destaques as ações educativas juntos aos trabalhadores através de cursos de responsabilidade social, orçamento familiar e oficinas de geração de renda, além do lançamento do livro de receitas da Região Sul do Brasil − Programa Sesi Cozinha Brasil e a inauguração de uma unidade fixa do Cozinha Brasil em Santa Maria.

Publicado quinta-feira, 30 de Dezembro de 2010 - 0h00