Sete empresas gaúchas assinam contratos do Fundopem no Dia da Indústria

No Dia da Indústria, sete companhias gaúchas assinaram protocolos de intenção e termos de ajustes para adesão ao Fundo Operação Empresa do Estado do Rio Grande do Sul (Fundopem). A cerimônia ocorreu na sede da FIERGS, na quinta-feira, com a presença do presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry; do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo; do presidente da Assembleia Legislativa, Vilmar Zanchin; e de representantes das empresas. Serão quase R$ 300 milhões de incentivos “O governo e a iniciativa privada precisam andar juntos para alavancar o crescimento o setor industrial do Estado, que representa 23,2% do PIB gaúcho e se reflete na geração direta de renda e de empregos”, disse Petry.

Segundo Polo, o Fundopem é uma ferramenta eficaz que foi modernizada, produz o ganha-ganha e desburocratiza, trazendo benefícios aos empreendedores e ao governo. “É importante estarmos aqui para darmos continuidade, ou mesmo início, a projetos no nosso Estado. Quero saudar os empreendedores, destacar a relevância das respectivas produções e reiterar o esforço que o governo vem fazendo, com a ajuda da Assembleia Legislativa e de entidades como a FIERGS, para melhorar as condições de trabalho e construir um ambiente mais fértil e mais acolhedor”, afirmou o secretário.

Os empreendimentos que assinaram os protocolos de intenção foram Olfar, de Erechim; e o Grupo K1, de Tupandi. Nos termos de ajustes, etapa posterior que formaliza o compromisso, entraram a Bebidas Chucky, de Santa Cruz do Sul; Bigfer Indústria e Comércio de Ferragens, de Farroupilha; Madeireira Haas, de Venâncio Aires; Multicolor Indústria e Comércio de Pigmentos, de Farroupilha, e Sorvebom Industrial, de Lajeado.

O Fundopem é um incentivo estadual à indústria que não libera recursos financeiros para as empresas, no entanto, apoia por meio do financiamento parcial do ICMS incremental devido gerado a partir da sua operação. Foi criado na década de 1970 e atualizado em 2021.

Publicado sexta-feira, 26 de Maio de 2023 - 17h17