Setor calçadista leva novidades à Couromoda mesmo enfrentando forte desaceleração

Apesar das dificuldades enfrentadas com os altos custos de produção no Estado e no Brasil, que favorecem a entrada de produtos chineses, o setor calçadista gaúcho continua buscando mercado, agregando valor aos produtos e investindo na qualidade e no design. Uma mostra do resultado deste esforço foi apresentada na 39ª Couromoda, de 16 a 19 de janeiro, em São Paulo. O Rio Grande do Sul esteve presente ao evento com 61 empresas, nas quais 51 eram de micro e pequeno portes.

O presidente da FIERGS, Heitor José Müller, participou da abertura da feira e destacou a importância do setor calçadista para a economia. "Está entre os que mais geram empregos no País. No Rio Grande do Sul, conta com 118 mil trabalhadores formais, sendo o segundo maior empregador da indústria de transformação", disse. No entanto, lembrou que o seu desempenho no Estado vem desacelerando na última década por enfrentar duas grandes fontes de concorrência: a interna e a externa.

Segundo o industrial, em dez anos a indústria gaúcha de calçados reduziu 1,8% o número de vagas, enquanto no Brasil houve um avanço de 80% nas contratações, principalmente no Ceará. "Como o setor é intensivo em mão de obra, as dificuldades são agravadas pela existência do salário mínimo estadual. Entre os principais impactos estão a evasão das empresas para outras regiões, o que significa para nós a diminuição da renda, da arrecadação e aumento do desemprego", salientou. Em relação ao mercado externo, a situação não é diferente. Só no ano passado, o recuo dos embarques coureiro-calçadista chegou a 5,7%, em comparação com 2010, e a participação na pauta gaúcha das vendas externas diminuiu de 8,8% para 6,4%.

Para melhorar o desempenho dos calçados brasileiros no mercado internacional, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) assinaram na Couromoda um novo convênio como parte do Programa Brazilian Footwear. O objetivo é promover a competitividade das empresas e aumentar o valor exportado dos itens. Serão destinados R$ 13,8 milhões em 2012 para a realização de ações de promoção comercial, de imagem, de desenvolvimento de produto, de estrutura e gestão.

Outra parceria importante foi da Abicalçados com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) para a criação de um novo canal virtual. A ferramenta vai gerar interação tecnológica e integração comercial (e-web) entre as indústrias que compram e as que fornecem suprimentos para o complexo coureiro-calçadista.

As empresas do Rio Grande do Sul na Couromoda integraram estandes coletivos numa ação conjunta do Sebrae/RS, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, da Associação das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para os Setores do Couro, Calçados e Afins (Abrameq) e da ACI de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, além de prefeituras de Campo Bom, São Leopoldo e Sapiranga.

Publicado quarta-feira, 18 de Janeiro de 2012 - 0h00