Setor de petróleo e gás oferece oportunidades para empresas de todos os portes

Tornar a cadeia produtiva de petróleo, gás e offshore cada vez menos dependente de produtos e serviços importados e, ao mesmo tempo, preparar fornecedores nacionais para a conquista de oportunidades de negócios na área. Esse é o objetivo do programa Plataformas Tecnológicas (Platec) para a Indústria de Petróleo e Gás, da Organização Nacional das Indústrias do Petróleo (Onip), tema de encontro realizado na sede da FIERGS, nesta terça-feira (26). "Queremos que esse seja apenas um primeiro passo na construção de novas parcerias", avaliou o coordenador do Comitê de Competitividade em Petróleo, Gás, Naval e Offshore (CCPGE) da Federação, Oscar de Azevedo.

Empresários e representantes de instituições ligadas ao segmento puderam trocar ideias e conhecer as demandas na área de barcos de apoio, manuseio de âncoras e cargas, superestruturas e acomodações. "Nem só de grandes petroleiros o mercado é formado, há espaço para fornecedores de todos os portes", informou o técnico da Onip, Jorge Bruno. Ele citou como exemplo a edição do Platec para o setor de petroleiro, que identificou 622 itens passíveis de serem produzidos por indústrias brasileiras.

O vice-presidente da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), Aloísio Nóbrega, ressalta que, hoje, o Rio Grande do Sul conta com dois polos navais − o de Rio Grande, já consolidado, e o do Jacuí, em franca expansão. "A ideia é aproveitar o modal hidroviário para expandir a cadeia produtiva para outras regiões do Estado", declara Nóbrega.

À tarde, aconteceram reuniões de grupos de trabalho para debater as necessidades e oportunidades de negócio entre os participantes.

Publicado Terça-feira, 26 de Março de 2013 - 0h00