Setor Industrial da Região Sul lança mapa de investimentos

Um documento com os investimentos necessários em infra-estrutura para a Região Sul do País, elaborado pelas Federações Industriais do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, foi entregue à Comissão Mista de Planos, Orçamentos e Fiscalização durante o Seminário Regional para a Proposta Orçamentária de 2009, nesta segunda-feira, na Assembléia Legislativa, em Porto Alegre. "É um mapa que indica o rumo a seguir e que precisamos concretizar", disse o presidente da FIERGS, Paulo Tigre, durante as discussões.

O estudo propõe R$ 5 bilhões em obras distribuídas nos modais rodoviário, hidroviário, aeroviário e ferroviário, é um dos resultados do trabalho conjunto do Fórum Industrial-Parlamentar Sul, que se reúne periodicamente. A proposta inclui recursos de R$ 2,2 bilhões para obras no Rio Grande do Sul, R$ 1,4 bilhão para o Paraná e R$ 1,4 bilhão para Santa Catarina. A análise teve a participação técnica do Conselho de Infra-estrutura da FIERGS, coordenado pelo industrial Ricardo Portella Nunes.

Ao fazer a entrega do documento ao presidente da Comissão, deputado federal Mendes Ribeiro Filho e o relator, senador Delcídio Amaral (PT-MS), Tigre disse que estes recursos significam desenvolvimento econômico e social para toda a Região Sul. "Não haverá desenvolvimento sustentado sem as obras que garantem a circulação do que produzimos e que, em última análise, é a circulação da riqueza que retorna a todos os cidadãos".

O deputado comentou que a reunião em Porto Alegre foi mais uma etapa da série de encontros promovidos pela Comissão em cada região do País para receber propostas da sociedade. Além do Rio Grande do Sul, haverá seminários no Mato Grosso do Sul, Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais, Ceará, Pernambuco, Amazonas e no Distrito Federal. "É uma forma de ouvirmos toda a sociedade para que os recursos sejam bem aplicados", defendeu o parlamentar.

Publicado segunda-feira, 3 de Novembro de 2008 - 0h00