Sistema FIERGS amplia atuação na Fundação Pão dos Pobres

Através do Senai-RS, novos cursos serão oferecidos de forma gratuita

Foi assinado na manhã desta segunda-feira (dia 8), em Porto Alegre, o termo de cooperação no qual o Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) cria dois novos cursos profissionalizantes dentro da Fundação Pão dos Pobres, em Porto Alegre. Atualmente, já são oferecidas quatro modalidades de ensino: mercenaria, serralheria, mecânica de veículos automotivos leves e instalação e manutenção elétrica, todos gratuitos.

Os dois novos módulos abordarão as áreas de manutenção de equipamentos eletrônicos e mecânica de usinagem. O Senai-RS já atende 240 alunos na entidade, com cursos de 1.600 horas/aula e dois anos de duração. "O trabalho que se faz em uma entidade como esta precisa ser apoiado. Além de trabalhadores, o Pão dos Pobres forma cidadãos", disse o presidente do Sistema FIERGS, Paulo Tigre.

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, também esteve presente na cerimônia. Ele ainda participou de uma reunião de trabalho com a diretoria da Fundação, criada em 1895. para definir de que maneira o Governo Federal pode auxiliar a entidade, que enfrenta dificuldades financeiras. "O trabalho é um instrumento para estas crianças. Não há nada que dê mais integridade ao ser humano", comentou Lupi.

O Pão dos Pobres de Santo Antônio é fruto da Revolução Federalista, ocorrida entre 1892 e 1894, que resultou na orfandade e no abandono de milhares de crianças. Atende crianças a partir de 8 anos, oferecendo proteção e suporte à família de 200 crianças e adolescentes. Durante a permanência na instituição é garantida a freqüência no ensino fundamental e médio. Quando completam 16 anos, os alunos ingressam num curso técnico.

Publicado segunda-feira, 8 de Setembro de 2008 - 0h00