Sistema FIERGS investe no setor da construção civil

Senai-RS inaugurou novas instalações para preparar profissionais do setor

O aquecimento no setor da construção civil resultou em uma forte demanda por mão-de-obra qualificada. Na falta de profissionais disponíveis para atuar na área, empresas e instituições de ensino técnico estão investindo na formação de novos trabalhadores. É o caso do Centro de Educação Profissional Senai Lindolfo Collor, em São Leopoldo. Em fevereiro deste ano, um curso especializado na área foi criado para atender essa demanda, bem como a ampliação da área física da unidade. A inauguração das novas instalações aconteceu na quinta-feira (11).

A iniciativa foi concebida através de uma parceria com o Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Leopoldo (Sinduscom-SL), que locou de um terreno com 302 metros quadrados na divisa com a escola. O novo prédio conta com sala de aula para 22 alunos, oficinas de instalações hidráulicas prediais, assentador de placas cerâmicas e de construção em alvenaria. "O Sistema FIERGS estará sempre aberto para coisas novas, que tragam o crescimento ao Estado, baseado não em máquinas, mas em pessoas. Se tivermos profissionais bem treinados, seguramente colocaremos o Rio Grande do Sul na posição que merece", afirmou o presidente da FIERGS, Paulo Tigre, na solenidade.

Segundo o presidente do Sinduscom-SL, José Antonio Weissheimer, "atualmente a maior demanda responde por carpinteiros e pedreiros, as duas atividades que, justamente, mais agregam profissionais com experiência apenas com a prática diária". Outros projetos envolvendo a unidade deverão entrar em funcionamento em breve. Ente eles, cursos rápidos de atualização desses trabalhadores. "O aluno que sair deste curso terá um perfil diferenciado. Ele vai aprender de acordo com técnicas modernas da profissão", disse o diretor regional do Senai-RS, José Zortéa.

Publicado quinta-feira, 11 de Setembro de 2008 - 0h00