Sistema FIERGS participa da Feira Mercopar 2023

Com o objetivo de permitir encontro de negócios entre empresas compradoras da América Latina (México, Guatemala, Costa Rica, Equador e Chile) e Europa (Portugal) com mais de 50 fornecedoras brasileiras, a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), em parceria com o Sebrae-RS, realiza a rodada de negócios internacional durante a Mercopar 2023 – Feira de Inovação Industrial. Mas o Sistema FIERGS terá ainda outras ações durante a Mercopar, que ocorre de 17 a 20 de outubro, no Centro de Feiras e Evento Festa da Uva, em Caxias do Sul.

As rodadas internacionais serão em 17 e 18 de outubro, no Salão de Negócios da feira. No ano passado, foram 12 compradores, e para 2023 este número supera 20. Para a edição de 2023, há a expectativa de mais 20 reuniões ao longo dos dois dias, com grande potencial de negócios e vendas para as empresas brasileiras. Em 2022, a Mercopar gerou um total de R$ 430 milhões em negócios e recebeu 512 expositores e 35 mil visitantes.

A FIERGS realizará outras atividades em programação dentro da Mercopar, algumas envolvendo seus Conselhos Temáticos. No dia 18, das 13h30min às 14h45min, no auditório Mercopar, ocorre o Ciclo de Debates Citec, abordando Educação, Inovação e Trabalho, promoção do Conselho de Inovação e Tecnologia (Citec). Onde a Educação Transformadora e o Mundo do Trabalho se Encontram será o tema do painel com o gerente da divisão de Educação Profissional e Tecnológica do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS), Márcio Basotti; a gerente de Educação do Serviço Social da Indústria (Sesi-RS), Sônia Bier, e o presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (Simecs), Ubiratã Rezler.

Das 15h às 16h, no mesmo auditório, o Citec promove o Seminário Jornada 4.0 - Debate sobre os caminhos para uma indústria mais tecnológica e aplicação em cenário real. Reúne os painelistas Néstor Ayala, codiretor da NEO-UFRGS e vice-coordenador da Rede RS Indústria4.0; Bruno Trasatti, gerente de Desenvolvimento de Negócios em Tecnologia do Senai-RS, e Artur Lorentz, diretor de Relações Institucionais da Instor.

Além disso, ocorrerão visitas técnicas às indústrias Tramontina Cutelaria (dia 19) e Inova Sistemas Eletrônicos (dia 20), em promoções dos Citec e do Conselho da Pequena e Média Indústria (Copemi) da FIERGS.

A FIERGS novamente contará com um espaço integrado para a entidade, Sesi-RS, Senai-RS e IEL-RS, com divulgação dos serviços, palestras e debates. Mais informações: www.mercopar.com.br.

A FEIRA - A Mercopar deste ocupará mais de 38 mil metros quadrados – seis mil a mais que em 2022 –, e abrigará um número recorde de expositores: serão mais de 600, frente aos 512 do ano passado. O conteúdo técnico também atingirá um novo patamar no evento promovido pela FIERGS e o Sebrae-RS: serão 285 horas de programação diversificada ao longo dos quatro dias de evento – 85 horas a mais que em sua 31ª edição. A Mercopar 2023 definiu o ESG como tema. Os princípios e boas práticas ambientais, sociais e de governança corporativa irão permear os conteúdos dos quatro dias de programação da maior feira de inovação industrial da América Latina.

Publicado sexta-feira, 13 de Outubro de 2023 - 16h16