Sistema FIERGS recebe Top Ser Humano

ABRH-RS destaca as melhores práticas de recursos humanos

A Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) é uma das vencedoras do Top Ser Humano 2008, da Associação Brasileira de Recursos Humanos do RS (ABRH-RS), na Categoria Empresa. A premiação do case "Programa Acolhida: um roteiro de viagem para o novo colaborador do Sistema FIERGS" acontecerá nesta quarta-feira (1º), às 20h, na sede Grêmio Náutico União, no bairro Petrópolis, em Porto Alegre.

Para compreender a importância do Programa Acolhida é necessário saber que a estrutura do Sistema FIERGS é complexa, pois possui quatro organizações: o Centro das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Ciergs), Serviço Social da Indústria (Sesi-RS), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS). Essa diversidade de empresas, com suas peculiaridades estruturais e diferentes linhas de atuação, precisa ser esclarecida logo no início da admissão.

O Programa Acolhida foi criado numa metodologia participativa, envolvendo todos colaboradores. O êxito desse trabalho pode ser evidenciado nos depoimentos expressos na Avaliação do Programa e na Auto-Avaliação do Colaborador, realizadas ao final de cada turma. Nesses instrumentos qualitativos e quantitativos, estão representados os sentimentos sobre a acolhida, as informações entendidas como relevantes para a atividade profissional e a necessidade de desempenhar da melhor forma possível suas atribuições para contribuir com o desenvolvimento do Sistema FIERGS.

Na prática, são repassadas informações de forma expositiva, além de oficinas, visitas orientadas nas dependências do Sistema FIERGS e dinâmicas de grupo para integração. O programa ocorre em duas etapas. A primeira acontece logo após a admissão e tem como finalidade apresentar informações necessárias para a compreensão da estrutura, atuação, políticas e procedimentos das diversas organizações que compõem o Sistema FIERGS. A segunda fase é o processo de formação continuada para manter a constante atualização.

Publicado quarta-feira, 1 de Outubro de 2008 - 0h00