Três empresas gaúchas ganham o Prêmio Finep

Fras-Le, PUC-RS e Instituto Morro da Cutia de Agroecologia receberam a distinção em evento na FIERGS

A Fras-le, na categoria Produto, a PUC-RS (Inovapuc), em Instituição de Ciência e Tecnologia, e o Instituto Morro da Cutia de Agroecologia em Inovação Social, foram os gaúchos vencedores do 10º Prêmio Finep − Região Sul, e que em novembro concorrem na etapa nacional. A cerimônia de entrega foi realizada hoje (dia 4), no Salão de Convenções da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul.

"No universo empresarial, quando se pensa em expansão das indústrias, sempre lembramos do BNDES. Nesse mesmo contexto, quando se fala em inovação, citamos imediatamente a Finep", disse o vice-presidente do Centro das Indústrias do Rio Grande do Sul, Astor Schmitt, em seu pronunciamento. Segundo ele, o Prêmio "sinaliza o compromisso de mobilizar recursos financeiros e de inteligência para integrar e gerar conhecimento nas cadeias produtivas do país". Schmitt também lembrou que a FIERGS divulgou recentemente o Edital de Subvenção Econômica à Inovação deste ano da Finep, "contemplando esse conceito de acessabilidade aos recursos".

O presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Luis Manuel Rebelo Fernandes, destacou que o Premio Finep de Inovação Tecnológica começou no Sul, há dez anos, com 25 empresas inscritas. "O prêmio se consolidou e se transformou em nacional. Este ano, 732 empresas participaram", disse ele, lembrando que a instituição ajudou no desenvolvimento da cultura da inovação no país. "Hoje é fundamental para uma empresa sobreviver no mercado ter em sua cultura a pesquisa e a inovação", afirmou.

Este ano a Região Sul teve 182 projetos inscritos nas categorias Produto, Processo, Pequena Empresa, Média/Grande Empresa, Instituição de Ciência e Tecnologia, e Inovação Social. Foram premiadas nove propostas de Santa Catarina, seis do Paraná e três do Rio Grande do Sul. A organização do Prêmio Finep no Rio Grande Sul foi feita em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS), integrante do Sistema FIERGS, e Sebrae-RS. O Prêmio FINEP de Inovação Tecnológica visa estimular os esforços inovadores de empresas, cooperativas e instituições de ciência e tecnolgia que geram resultados positivos para a sociedade brasileira.

Durante o evento, a FIERGS prestou uma homenagem à Finep, entregando ao presidente Luis Manuel Rebelo Fernandes o troféu Gaúcho Empreendedor "para expressar o agradecimento da indústria do Rio Grande do Sul à inestimável ajuda aos projetos inovadores aqui gerados", disse Astor Schmitt.

Os vencedores de cada categoria na região Sul são:

Processo

1) Companhia de Saneamento do Paraná (PR)

2) HIT Tecnologia em Saúde Ltda. (PR)

3) Paradigma Tecnologia de Negócios S.A. (SC)

Produto

1) Fras-Le S.A. (RS)

2) Mueller Eletrodomésticos S.A. (SC)

3) Agriness Sistemas e Tecnologias de Informação Ltda. (SC)

Pequena Empresa

1) Ângelus Produtos Odontológicos S.A. (PR)

2) Automatisa Sistemas Ltda. (SC)