Troca de resíduos promove redução de custos e do impacto ambiental

Programa Brasileiro de Simbiose Industrial (PBSI) foi apresentado durante workshop na FIERGS

Evitar desperdício, amenizar o impacto da atividade industrial no meio ambiente e reduzir custos com transporte, destinação de resíduos e aquisição de matéria-prima. Esses são alguns dos objetivos do AL-Invest IV − Programa Brasileiro de Simbiose Industrial (PBSI) apresentado no workshop Conectando Empresas, Criando Oportunidades, nesta terça-feira (2), na sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS). Por meio de encontros, o PBSI vai trabalhar para conectar empresas e assim promover intercâmbio de recursos entre elas, seja matéria-prima, resíduos, energia, transporte, ou mesmo capacidade de produção ociosa. A Federação das Indústrias do Estado de Minas Geria (FIEMG) é a articuladora do projeto, com apoio da FIERGS, FIEP (Paraná) e FIEA (Alagoas).

O evento teve a participação de Radha Daniel, representante da consultoria International Synergies Limited, do Reino Unido, responsável pela disseminação da metodologia pelo mundo. "É o mesmo princípio da biologia, as companhias unem-se para promover benefícios mútuos, e também reduzem a emissão de resíduos no ambiente", explica Radha. De acordo com dados apresentados, o processo gerou economia de aproximadamente 156 milhões de euros entre 2005 e 2010 para indústrias do Reino Unido. Radha apresentou o caso de uma fábrica de fertilizantes que, por meio da simbiose, realocou sua emissão de 12.500 toneladas de CO2 para aquecer a estufa de uma fazenda produtora de tomate. A analista ambiental da Gerência de Meio Ambiente da FIEMG, Cláudia Schanen Stancioli, falou sobre os resultados gerados pelo projeto já implantado em Minas Gerais, como a diminuição de custos das participantes da ordem de R$ 7 milhões, além de 95 mil toneladas de resíduos que deixaram de ter como destino final aterros sanitários.

O encontro também contou com a presença de Verônica Ribeiro Winter, analista de negócios internacionais do Centro Internacional de Negócios da FIEMG. Na etapa final, os paticipantes tiveram a oportunidade de trocar informações e dar os primeiros passos no processo de simbiose entre as indústrias gaúchas. As informações fornecidas pelas empresas sobre os recursos oferecidos são armazenadas em um software, que permite o cruzamento de interesses mesmo no longo prazo.

O workshop é uma atividade da Confederação Nacional da Indústria (CNI), com a participação dos Centros Internacionais de Negócios (CIN) da FIERGS e das federações do Paraná e Alagoas, com articulação de Minas Gerais. O AL-Invest é um programa de cooperação econômica que desenvolve ações de apoio à internacionalização das pequenas e médias empresas da América Latina em colaboração com os seus parceiros europeus. A iniciativa já gerou 500 milhões de euros em negócios.

Publicado Terça-feira, 2 de Agosto de 2011 - 0h00