Você está aqui

Relações Trabalhistas

Retomada econômica do Brasil será rápida, diz secretário especial de Previdência e Trabalho

O Brasil terá uma rápida retomada econômica e poderá superar antes de outros países a crise provocada pela pandemia, garantiu o secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Bianco Leal, ao participar nessa quinta-feira (2) de live realizada pela FIERGS, por meio do Conselho de Relações do Trabalho (Contrab).

Medidas trabalhistas para enfrentar a crise é tema de live com secretário especial de Previdência e Trabalho

A live Medidas Trabalhistas para o Enfrentamento da Crise Gerada pela Pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19) será realizada na próxima quinta-feira, 2 de julho, em uma realização da FIERGS, por meio do Conselho de Relações do Trabalho (Contrab). O palestrante será o secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Bianco Leal.

Camers organiza debate online sobre Futuro da Gestão de Conflitos

O debate online gratuito O Futuro da Gestão de Conflitos será  realizado na quinta-feira (25), pelo Centro das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (CIERGS), por meio da Câmara de Arbitragem, Mediação e Conciliação (Camers). Entre os temas tratados estarão visão do cliente, criatividade de soluções, viés resolutivo da advocacia e desenho de sistemas para resolução de disputas.

Presidente do TST diz que MPs do governo ajudaram a preservar empregos durante pandemia

A presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Maria Cristina Peduzzi, afirmou durante live na FIERGS realizada pelo Conselho de Relações do Trabalho (Contrab) da entidade, que as iniciativas adotadas pelo governo federal na crise do coronavírus, como as Medidas Provisória 936 e 927, obtiveram bons resultados, pois o número de acordos e de empregos preservados foram substanciais. Maria Cristina debateu com o presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry, sobre o Papel da Justiça do Trabalho durante a pandemia da Covid-19.

Papel da Justiça do Trabalho durante pandemia é tema de live da FIERGS com a presidente do TST

A presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Maria Cistina Peduzzi, é a convidada da Live Papel da Justiça do Trabalho durante a pandemia da Covid-19, que ocorre na próxima segunda-feira (15), às 19h, em uma promoção da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), por meio do Conselho de Relações do Trabalho (Contrab). Maria Cristina discutirá o tema com o presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry, em evento que contará, ainda, com o coordenador do Contrab, Thômaz Nunnenkamp.

Juiz do Trabalho explica principais pontos das MPs 927/20 e 936

O juiz federal do Trabalho Marlos Melek destacou os principais pontos das Medidas Provisórias 927/20 e 936/20, lançadas de forma emergencial pelo governo federal para o período da pandemia do coronavírus. Melek, que foi membro da Comissão de Redação da Reforma Trabalhista, participou de uma live da FIERGS, mediada pelo coordenador do Conselho de Relações do Trabalho (Contrab) da entidade, Thômaz Nunnenkamp, na segunda-feira (1º).

FIERGS realiza live para esclarecer principais pontos das MPs 927/20 e 936

O juiz federal do trabalho e membro da comissão de redação da Reforma Trabalhista, Marlos Melek, é o convidado da Live MP 927/20 e MP 936: Medidas que as empresas podem adotar em tempos de pandemia, realizada pela FIERGS, por meio do Conselho de Relações do Trabalho (Contrab), na segunda-feira, 1º de junho. Será às 19h, e na videoconferência Melek esclarecerá os principais pontos das Medidas Provisórias 927/20 e 936, que abordam as providências a serem tomadas pelas empresas durante a pandemia.  

FIERGS defende vinculação do reajuste do Piso Regional a aumento concedido ao funcionalismo

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) participou de audiência pública da Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (CEDST) da Assembleia Legislativa sobre o Piso Regional, nesta quarta-feira. A audiência foi convocada pelos deputados Professor Claudio Branchieri e Miguel Rossetto.

Especialistas avaliam que LGPD é diferencial competitivo para empresas

As empresas brasileiras precisam “criar a cultura” da privacidade de dados pessoais de seus clientes e funcionários, não apenas para se prevenir das punições previstas na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), mas como estratégia de gestão para se tornarem mais competitivas. Este foi o consenso entre os especialistas que participaram do 2º Seminário sobre Privacidade e Proteção de Dados – LGPD Implementação na Prática, na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), realizado nesta quinta-feira (17). “O tema exige uma atenção muito grande de todas as empresas.

FIERGS debate o que a CLT trouxe em 80 anos e os desafios para o futuro

Os 80 Anos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), criada em 1943 no governo Getúlio Vargas, as conquistas e os avanços que ela proporcionou neste período, e o futuro desta legislação diante do novo cenário vivido nas relações trabalhistas, foi tema de debate em seminário na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grane do Sul (FIERGS), nesta sexta-feira. “Embora a CLT tenha sido concebida como uma medida proativa para a proteção dos direitos laborais, sua aplicabilidade e efetividade têm sido questionadas ao longo do tempo.