O setor plástico do Rio Grande do Sul marcará presença na Interplast – Feira e Congresso de Integração da Tecnologia do Plástico, que ocorre de 5 a 8 de abril, nos pavilhões da Expoville, em Joinville. Nove empresas associadas ao Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás) e uma ao Sindicato das Indústrias de Material Plástico no Estado do RS (Sinplast-RS) apresentarão seus produtos ao mercado nacional e internacional por meio de um estande coletivo no evento presencial, que marca o momento de retomada das feiras do segmento. A estimativa é de que estejam presentes 400 marcas, além de mais de 40 horas de conteúdo voltados aos profissionais do setor.

A participação conta com aporte do governo do Rio Grande do Sul, por meio do Programa de Apoio à Participação de Empresas Gaúchas em Feiras Internacionais, que abre editais para que empresas de todo o Estado demonstrem interesse em expor em diversas feiras, entre elas, a Interplast. A iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) tem o objetivo de contribuir para o acesso de indústrias gaúchas a novos mercados. “Uma das principais atribuições do Simplás é de representar as empresas do setor plástico de sua região, além de promover os interesses da categoria. Também é seu papel trazer à tona oportunidades de negócios e viabilizar a participação coletiva em eventos, como a Interplast”, explica o vice-presidente do Simplás, Eugênio Misturini, e diretor da Lineform, uma das expositoras. Outras participantes são MTF, Ipos, Mantoflex, Elri, Sulpet, Perfilmaq, Polifibras, D’zainer e Comeplax (essa, associado ao Sinplast-RS).

Estandes em uma feira de plástico em Joinville chamada Interplast

Hoje, o Simplás representa mais de 500 empresas de transformação, que geram cerca de 13 mil empregos diretos em oito cidades (Caxias do Sul, Coronel Pilar, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Nova Pádua, São Marcos e Vale Real). A estimativa de faturamento anual dessas empresas é de R$ 4 bilhões e cerca de 450 mil toneladas beneficiadas por ano, o que representa 8% da transformação nacional do plástico.

Missão empresarial

Um grupo de mais de 20 indústrias gaúchas também irá a Joinville durante a Interplast para participar de uma missão técnico empresarial. A ação é do Sebrae-RS, em parceria com o Simplás, e apoio do Simplavi, Simecs e Simmme, que levarão seus associados a Santa Catarina com o objetivo de promover networking, interatividade e negócios. A ideia é aproveitar a diversidade de setores envolvidos na Interplast, que abrange também a Euromold Brasil – Feira Mundial de Construtores de Moldes e Ferramentarias, Design e Desenvolvimento de Produtos, com oportunidades também para o setor metalmecânico.

Além da ida à Interplast, será realizada visita técnica ao Perini Business Park – maior parque empresarial multissetorial da América do Sul. Com mais de 2,8 milhões de metros quadrados de terreno, localizado no Distrito Industrial de Joinville. O local abriga centenas de empresas nacionais e multinacionais, de pequeno, médio e grande porte. Há empresas instaladas dos setores de metalmecânico, plástico, automobilístico, agroindústria, construção civil, eletrônico, elétrico, químico, logístico, metalúrgico, financeiro, comercial e de serviços.

O diretor de negócios da Kaballa Indústria e Comércio, Jones Pellini, avalia como fundamental essa retomada, especialmente no momento de uma feira importante para o segmento. “Esses encontros sempre são motivadores, nos proporcionam encontrar novas pessoas, conversar, trocar ideias, por vezes se fazem bons negócios no próprio deslocamento de Caxias até Joinville além da magia de uma feira desse porte. Um dos objetivos é o networking e voltar mais preparado para o melhoramento interno e externo do negócio”, reflete Pellini. A empresa de Flores da Cunha, associada ao Simplás, é do segmento de utilidades domésticas e estará na missão.

O Sebrae-RS apoia as micro e pequenas empresas em até 30% dos custos – os valores restantes são divididos entre o Simplás e as empresas. “Estimular a participação de empresas de micro e pequenos portes nessas missões significa promover a competitividade empresarial da cadeia produtiva industrial da Serra Gaúcha e a geração de negócios em um evento que integra toda a tecnologia acerca do setor plástico, desde a matéria-prima até o produto pronto. Além disso, fomenta as trocas e boas práticas entre os empresários, e potencializa a capacidade de gestão do industrial e o desenvolvimento das micro e pequenas empresas do segmento”, ressalta a analista de Articulação de Projetos – Regional Serra Gaúcha Sebrae/RS, Liana Frosi Dall' Agnol Tessari.

Sobre a Interplast

A Interplast reúne toda a cadeia de produção de artigos plásticos, da matéria-prima ao produto pronto, passando pelo design, prototipagem, construção de moldes, máquinas de injeção, extrusão, sopro, corte e solda, impressão, termoformagem, reciclagem, periféricos, embalagens entre outros. Essa diversidade atrai um grande público de toda a indústria, o que resulta em volumosos negócios e garante o sucesso da feira há 10 edições. A última Interplast recebeu visitantes de 25 estados brasileiros, além de outros vindos de 12 países das Américas, Europa e Ásia. Além da feira, o evento inclui congresso técnico, rodada de negócios com a participação de grandes players do setor, e workshops.

Imagem da maquete do estande coletivo do Simplast na Interplast
quinta-feira, 31 de Março de 2022 - 15h15