As empresas familiares existem em grande número no Brasil – representam cerca de 90% do total, segundo dados do IBGE e do Sebrae. Atento a essa realidade, o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (Simecs) firmou parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC) – como forma de contribuir com o processo de sucessão familiar entre as indústrias associadas. Junto à instituição, considerada referência internacional em educação executiva, o Sindicato vai oferecer o Programa de Desenvolvimento de Sucessores.

A iniciativa tem o objetivo de contribuir para a preparação da sucessão das empresas familiares, por meio do desenvolvimento de acionistas e herdeiros, para que compreendam o contexto do processo sucessório e desenvolvam competências necessárias para a nova realidade.

O programa, que inicia em agosto, possui carga horária de 48 horas e será dividido em seis módulos. O conteúdo inclui temas como: governança corporativa, ciclos de liderança, aspectos jurídicos, relações interpessoais, entre outros. “Nessa primeira etapa, será feito um overview de questões que envolvem a sucessão familiar. Em um segundo momento, as empresas interessadas poderão implementar um programa de sucessão mais aprofundado e individualizado, de acordo com a realidade de cada indústria, acompanhada pela expertise da Fundação Dom Cabral”, explica o Vice-presidente de Relações Institucionais do Simecs, Ruben Antônio Bisi.

Ele destaca que o Simecs vem realizando uma série de parcerias no sentido de qualificar cada vez mais a gestão das empresas do setor na região. “Temos convênios com Sebrae, Senai, UCS e Instituto Hélice, por exemplo, de forma a capacitar nossas indústrias para que elas tenham menores custos, mais qualidade, mais produtividade e sejam ainda mais competitivas”, ressalta.

Para receber mais informações sobre o Programa de Desenvolvimento de Sucessores, cliquei aqui e preencha o formulário.

Imagem de divulgação de um curso de capacitação de sucessores de empresas do Simecs, de Caxias do Sul.
segunda-feira, 19 de Julho de 2021 - 12h12