Em 1967, a construção civil era um dos setores destaques do crescimento, criando condições para um grau de desenvolvimento do País. Neste contexto, surgiu o Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Leopoldo e da Região dos Vales do Sinos, Caí e Encosta da Serra (Sinduscom Vales), que comemora, neste mês de janeiro, 55 anos de atuação na região.

A entidade foi constituída a partir da Associação Profissional da Indústria da Construção Civil de São Leopoldo, e reconhecida como Sindicato da Indústria da Construção Civil de São Leopoldo, em 12 de janeiro de 1967. Já em 29 de junho de 1988, estendeu sua atuação e passou a ser denominada como Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Leopoldo. Representar, interagir e transformar são ações, que têm norteado o planejamento estratégico da entidade, que atua fortemente nos segmentos da construção e do mobiliário.

Reprodução do documento de inscrição do Sinduscom Vales como entidade representativa do setor

Hoje, sua base territorial abrange 20 municípios gaúchos: Araricá, Bom Princípio, Campo Bom, Capela de Santana, Dois Irmãos, Estância Velha, Esteio, Ivoti, Lindolfo Collor, Morro Reuter, Nova Hartz, Portão, Presidente Lucena, Santa Maria do Herval, Sapiranga, Sapucaia do Sul, São José do Hortência, São Leopoldo, São Sebastião do Caí e São Vendelino.

Entre os nomes que fazem parte dessa história, estão o dos presidentes: Antônio Teixeira de Souza (1965-1973), Hugo Affonso Karrer (1973-1976), Guilherme João Koch (1976-1977 e 1977-1980), Mario Timm (1980-1983), Cícero Romeu Eckert (1983-1986), Sílvio René Goettert (1986-1989), Ricardo Heurich (1989-1998), Hugo Scipião Ferreira Junior (2004-2007), Julio Cezar Steffen (2003-2004 e 2013-2015), José Antonio Weissheimer (2007-2009 e 2010-2012) , Rogério Haisser Correa (2016) e Roberto Luís Potrick (2017-2021).

Nova diretoria

Durante a gestão 2022-2024, o Sinduscom Vales estará sob o comando do engenheiro Rodrigo Weissheimer e do vice, engenheiro Ricardo Ramos. Entre as metas de trabalho da nova diretoria estão aproximar o associado da entidade, ampliando os serviços disponíveis e fortalecendo o sindicato. “Estou feliz pelo desafio assumido, juntamente com expressivas lideranças, que certamente farão a diferença nos segmentos da construção e do mobiliário da região, norteados pelo planejamento estratégico do Sinduscom Vales. Daremos continuidade às pautas já iniciadas com a prefeitura de São Leopoldo, por exemplo”, ressalta o mais jovem presidente eleito até o momento pela entidade, Rodrigo Weissheimer.

Dois homens parados lado a lado, à frente de uma parede branca e na diagonal com uma imagem da logo do Sinduscom Vales

Entre as atividades previstas pela diretoria recém empossada, estão a ampliação da visibilidade da entidade junto às empresas e a comunidade, bem como um maior engajamento junto as ações previstas, entre elas a Sipat Comunitária Itinerante Ampliada da Construção Civil e do Mobiliário e Missão Empresarial; além de Encontros dos Associados, que sempre movimentam o segmento, bem como palestras e o tradicional curso Mestre de Obras, em parceria com o Senai.

Confira alguns dos benefícios em ser associados ao Sinduscom Vales:

segunda-feira, 24 de Janeiro de 2022 - 13h13