O Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Leopoldo e da Região dos Vales do Sinos, Caí e Encosta da Serra (Sinduscom Vales) e o Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Novo Hamburgo (Sinduscon-NH) apresentaram nesta terça-feira (27), na sede da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Novo Hamburgo, uma inovação que promete simplificar muitos processos imobiliários.

Trata-se da Plataforma Place, desenvolvida com a parceria de Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Sebrae, Grupo Ospa, Sinduscom Vales e Sinduscon NH. Ela é resultado da primeira edição do Programa de Apoio a Projetos Sindicais (Prosind), da FIERGS, e foi formatada a partir da experiência de vários profissionais. “Somos um ecossistema, que atua no desenvolvimento urbano e imobiliário de ponta a ponta, por meio de uma visão transversal e integrada, que une a arquitetura e o urbanismo à tecnologia e ao mercado financeiro”, afirma Flávia Tissot, fundadora do COO Place e uma das palestrantes do evento de lançamento. O grupo é formado por arquitetos, economistas e cientistas de dados, que visam resolver problemas urbanos por meio do design e da tecnologia. Durante o evento, os presentes puderam conhecer ao vivo as funcionalidades da plataforma. Outra palestra teve como tema “A transformação Digital está nos detalhes”, com Marcelo Dadian, VP de Novos Negócios e Incorporadoras, no Grupo OLX.

Participaram também do evento os presidentes, engenheiro Rodrigo Weissheimer, do Sinduscom Vales; e a arquiteta Anelise Gehlen Luvizon, do Sinduscon NH, juntamente com demais integrantes das respectivas diretorias.

FUNCIONALIDADES

O objetivo desse projeto é implementar a plataforma e possibilitar agilidade e segurança para a construção dos mais variados empreendimentos nas cidades de São Leopoldo e Novo Hamburgo. Para isso, a plataforma disponibiliza as seguintes funcionalidades: visualização clara e completa de dados de legislação; parametrização do plano diretor em tempo real; dados de concorrência e lançamentos imobiliários; cálculo automático da viabilidade financeira e urbanística de cada terreno; valor estimado da obra; relatório de estudos de viabilidade em PDF.

Também realiza a análise de lançamentos imobiliários residenciais; filtragem de terrenos a partir de parâmetros como zoneamento, área do lote, entre outros; visualização do potencial volumétrico do terreno e dos recuos do plano diretor em 3D; visualização de terrenos a venda - a partir da parceria com a empresa Terreno Livre; além de novas funcionalidades que, ao serem disponibilizadas em São Paulo e em Porto Alegre, também serão viabilizadas em Novo Hamburgo e em São Leopoldo. Para acessar a plataforma, clique aqui!

Terça-feira, 27 de Agosto de 2024 - 20h20