BITS 2014 encerra com expectativa de US$ 31 milhões em negócios

A BITS − Business IT South America encerrou nesta quinta-feira, no Centro de Eventos FIERGS, com os melhores números de todas as edições. Em três dias de evento, de 13 a 15 de maio, foram US$ 31 milhões em expectativa de negócios para os próximos 12 meses, registrados pelas 240 empresas, de 13 países, na área de exposição, rodadas de negócios e eventos simultâneos, que reuniram investidores de diferentes segmentos da tecnologia.

Mais de 7 mil pessoas estiveram no evento. As Global Conferences e DASH Games receberam 700 congressistas, que acompanharam palestras nacionais e internacionais. O CIO Project reuniu 150 pessoas entre CIOs e expositores, que assistiram a 13 workshops com os principais temas da Tecnologia da Informação e Comunicação. No Encontro de Negócios BITS Business Matchmaking − iniciativa da CNI, da FIERGS, através do seu Centro Internacional de Negócios − CIN-RS, em parceira com Apex-Brasil e o Sebrae-RS e com o apoio da Europe Enterprise Network − foram 453 reuniões de negócios, com 106 empresas de 13 países, e a perspectiva de US$ 20 milhões em negócios.

"Observamos uma qualificação muito grande do público, que não cresceu em relação aos anos anteriores, mas esteve presente quem realmente quer comprar, vender ou obter conhecimento. Ampliamos os eventos simultâneos, fizemos mais rodadas de negócios, agregamos games e telecom, e destaco ainda o CIO Project, que cumpriu com maestria seu papel de unir compradores e fornecedores em um ambiente de compartilhamento de informações", avalia o diretor da Hannover Fairs Sulamérica, Constantino Bäumle.

Para o presidente da FIERGS, Heitor José Müller, a realização de um evento deste porte em Porto Alegre é uma oportunidade para empresas latino-americanas da área da Tecnologia da Informação e Comunicação buscarem contato com algumas das principais marcas mundiais do segmento . "É um evento que apresenta tendências internacionais e propicia o contato direto neste ambiente de negócios. O Rio Grande do Sul, com sua indústria inovadora e altamente tecnológica, não pode deixar de participar disso. Por essa razão, a FIERGS sempre apoiará iniciativas como essa", ressaltou.

Durante a cerimônia de abertura, realizada na terça-feira, o vice-presidente do CIERGS Ricardo Felizzola afirmou que a BITS 2014 significa também uma clara oportunidade para todos os tipos de empresas, da indústria ou não, de conhecer e se informar sobre as questões dos usos de tecnologia digital, novos serviços, novos tipos de negócios, além de relacionamentos que podem gerar futuros empreendimentos. "Nenhuma pessoa mais vive isolada ou apenas em seu círculo de convivência. No mínimo, todos nós estamos recebendo uma enorme quantidade de informação e ou temos acesso ao que procurarmos. É preciso apenas ter foco para saber buscar o que se deseja", afirmou.

A BITS foi organizada e promovida pela Deutsche Messe AG por meio de sua subsi­diária no Brasil, a Hannover Fairs Sulamerica, e pela FIERGS e o CIERGS. A edição 2015 está agendada para 11 a 13 de agosto, no Centro de Eventos FIERGS, em Porto Alegre.

Publicado quinta-feira, 15 de Maio de 2014 - 0h00