Convênio entre CIERGS e CIESP promoverá troca de experiências sobre arbitragem e mediação

Pouco mais de um ano depois de iniciar suas atividades, a Câmara de Arbitragem, Mediação e Conciliação (Camers) do Centro das Indústrias do Rio Grande do Sul (CIERGS) firmou um convênio de cooperação técnica com a Câmara do Centro das Indústrias de São Paulo (CIESP). Em atividade há uma década, a equipe da unidade paulista vai contribuir com sua experiência e know how de quem já mediou mais de 200 processos. O acordo foi assinado pelo presidente da FIERGS, Heitor José Müller, e pela secretária-geral da Câmara do CIESP, Wanessa Portugal, durante o seminário Tendências da Mediação Empresarial, em Porto Alegre, nesta terça-feira (4). "Esse evento faz parte de um dos objetivos da Camers, que é difundir no Estado os métodos alternativos de resolução de controvérsias", lembrou Müller.

O advogado mediador Thiago Breyer falou sobre a cultura da Mediação Empresarial e o Papel do advogado in house e destacou que, embora o tema seja incipiente no Brasil, nos Estados Unidos, mais de 80% dos casos nos quais o sistema é aplicado, obtêm sucesso. Também foram realizadas palestras com o presidente da Comissão Especial de Mediação e Técnicas Restaurativas da OAB/RS, Ricardo Pires Dornelles, que abordou o tema Técnicas da Mediação Empresarial. Já a advogada, especializada em negociação e mediação, Regina Michelon, tratou da Resolução de Controvérsias nas organizações − Visão Integrada e Multidisciplinar, e Wanessa Portugal, apresentou casos práticos de mediação, com base na experiência da Câmara paulista.

Publicado Terça-feira, 4 de Dezembro de 2012 - 0h00