A Internet do futuro une telecom, internet e serviços

O futuro deverá ser a convergência entre empresas de telecomunicação, serviços e internet para que o usuário tenha o que precisa. Esta é a conclusão do professor da Universidade Nova de Lisboa, Pedro Maló, em sua palestra Internet do Futuro, no dia 1º de dezembro, no Seminário Internacional da Inovação em Telecomunicações − "Perspectivas e Oportunidades para a inovação na cadeia de Telecomunicações", promovido pela Faculdade Senai de Tecnologia. Conforme ele, hoje na Europa o mercado de telecomunicação está estagnado. "Em Portugal os celulares chegam a 120%, isto é, uma pessoa tem mais de um telefone móvel, e assim é em toda a Europa", contou, destacando que o Brasil ainda tem potencial, mas dentro de alguns anos será a mesma coisa. "A tendência é da transferência do foco para os serviços", salientou. "Mobilidade e disponibilidade são muito importantes neste momento", disse. Maló afirmou ainda que a adesão de pacotes de serviços, com internet e telefonia móvel é uma realidade. E a união em um pacote só é o caminho do futuro.

O evento, realizado no Auditório da Faculdade Senai de Tecnologia, busca difundir a cultura da inovação e sua importância estratégica para o setor, incentivando o aprimoramento tecnológico e científico e o intercâmbio de informações, de forma a promover a competitividade, incrementando a participação das empresas gaúchas no mercado e as relações comerciais na cadeia de telecomunicações. O seminário buscou também sensibilizar e mobilizar os atores envolvidos com a cadeia produtiva do setor de telecomunicações no Rio Grande do Sul.

O integrante do Conselho Consultivo da Faculdade Senai de Tecnologia, Marcos Dillenburg, destacou que o momento é de inovação. "Neste prédio temos uma parte significativa do que se faz pela inovação no Estado. O Seminário demonstra ainda a capacidade que o Senai tem como agente de inovação", realçou. O secretário adjunto de Ciência e Tecnologia, Julio Ferst, também parabenizou o Senai por estar capacitando jovens em áreas inovadoras.

Publicado quarta-feira, 1 de Dezembro de 2010 - 0h00