Brasil precisa ampliar acesso à banda larga

Com a participação de representantes dos setores público e privado, foi realizado na tarde desta quarta-feira (25), na sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, o V Seminário de Telecomunicações − Banda Larga. O evento contou com a presença do presidente da Telebrás, vinculada ao Ministério das Comunicações, Rogério Santanna, que apresentou o Plano Nacional para o tema. "A banda larga no País é cara, lenta e concentrada", frisou. "A intenção do governo é massificá-la, aumentando a cobertura e sua velocidade, e diminuindo o preço", garantiu.

Conforme o coordenador do Grupo Temático de Telecomunicações do Conselho de Infraestrutura (Coinfra) da FIERGS, Carlos Garcia, se a banda larga for usada por 15% da população, estará contribuindo decisivamente para o crescimento da economia. Salientou, porém, que "o Brasil está longe desta meta, pois apenas 7% da população e 2,8% das residências dispõem do serviço".

Santanna observou que a banda larga representa atualmente 4,5% de gasto na renda do brasileiro. Em países desenvolvidos, comparou, ela chega apenas a 0,5%. Além disso, apenas 1% da população do Brasil possui banda larga acima de oito megabytes (MB). De acordo com o presidente da Telebrás, a meta do governo federal é chegar em 2014 com 40 milhões de acessos no País. Atualmente, são 12 milhões. Santanna projeta planos de incentivos fiscais e financeiros e uma política produtiva e tecnológica de apoio à indústria nacional como indutores do crescimento deste tipo de conexão no Brasil.

Garcia destacou que o governo do Estado e empresas privadas do Rio Grande do Sul já possuem redes à disposição para a instalação do sistema. "Não podemos ficar esperando muito", afirmou. O secretário-adjunto da Secretaria da Ciência e Tecnologia do Estado, Júlio César Ferst, disse que "ainda este ano" a sua pasta proverá grande parte do território gaúcho, partindo da Região Metropolitana até a cidade de Bagé, na Campanha, da fibra ótica necessária para a instalação da banda larga.

O seminário contou ainda com paineis sobre Cidades Digitais, Sistemas VoIP para Comunicações Públicas e Privadas, O Cenário das Telecomunicações no Brasil, Soluções de TI para o Mercado Corporativo e Cases de Sucesso − Soluções de Telecom para Empresas. A promoção foi do Coinfra, com apoio de Digistar, IBM, Parks e Atlantis.

Publicado quarta-feira, 25 de Agosto de 2010 - 0h00