Mínimo regional na pauta da Assembleia Legislativa

O presidente da FIERGS, Paulo Tigre, acompanhado de outros dirigentes empresariais, como os dos segmentos do Comércio e de Serviços se reuniram com o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Giovani Cherini, na quinta-feira (29/04) para defender o posicionamento a respeito do salário mínimo regional. Tanto os industriais como os outros setores da economia acreditam que é necessário o entendimento por parte dos deputados de que os números da economia real apontam para incoerências entre manter o piso regional (e todos os seus desdobramentos) e a necessidade de investimentos que garantirão desenvolvimento ao Estado.

De acordo com Tigre, os acordos com a indústria têm ficado em torno de 5% de reajuste. Sob a perspectiva da competitividade gaúcha em relação a outros Estados, Tigre alertou que os custos influenciam negativamente: "Acabamos criando empregos em outras regiões do Brasil onde não há esse piso regional superior ao salário mínimo nacional", afirmou. Apesar da indústria gaúcha ter iniciado uma trajetória de recuperação nos últimos meses, os índices de desempenho ainda estão muito abaixo do período pré-crise internacional. O emprego, por exemplo, continua longe de apresentar índices satisfatórios. Para o presidente da Assembleia Legislativa, Giovani Cherini, o piso mínimo regional deve ser discutido até que se encontre um ponto comum, pois através do diálogo surgem as soluções", destacou. Os trabalhadores propõem 14% de reajsute e os empresários sugerem como base o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que em abril deve ficar em 3,54%.

Conforme o economista da Fecomércio, Pedro Ramos, o aumento do piso regional foi, em média, de 4,7% ao ano entre 2002 e 2009 e o PIB cresceu, em média, 2,2% ao ano. Já o consultor econômico da Fecomércio, Marcelo Portugal, destacou que os trabalhadores devem defender o emprego em primeiro lugar. "O aumento de salário precisa estar associado ao ganho de produtividade", esclareceu. Participaram ainda do encontro o presidente da Fecomércio, Moacyr Schukster; o presidente da Federasul, José Paulo Dornelles Cairolli; o representante da Farsul, Nestor Heinze; o presidente da FCDL/RS, Vítor Augusto Koch, dentre outros.

Publicado quinta-feira, 29 de Abril de 2010 - 0h00