Substâncias devem ser registradas imediatamente

Reach e outras legislações verdes vieram para ficar. As empresas que abraçarem o desafio da gestão responsável serão vencedoras, segundo a química e mestre em polímeros, Paula Watt, que ministrou o curso Sistema Reach, promovido pelo Sistema FIERGS, por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS). O evento integra o Programa de Educação Empresarial do IEL-RS e teve como objetivo apresentar a legislação que regula o uso de substâncias químicas em produtos exportados para a União Europeia.

Com o Sistema Reach, as empresas que fabricam e exportam substâncias químicas para o mercado europeu deverão registrar-se na Agência Europeia de Substâncias Químicas − ECHA − e fornecer informações sobre os riscos do seu uso. Conforme a legislação, os produtos em situação de não conformidade estarão impedidos de serem exportados para a Europa.

Paula Watt explicou que o primeiro passo das empresas é registrar imediatamente todas as substâncias químicas que são exportadas para a União Europeia. "Se perdeu o pré-registro interrompa a exportação e investigue as opções de registro tardio", disse ela, destacando que é importante evitar multas e listas negras.

O curso foi destinado a empresários e profissionais de empresas fabricantes ou fornecedoras de produtos químicos, misturas ou artigos com substâncias químicas.

Publicado quarta-feira, 24 de Março de 2010 - 0h00