Você está aqui

Crescendo com Arte apresenta "Quebra - Nozes"

A peça Quebra - Nozes será apresentada no projeto Sesi Crescendo com Arte, no Teatro do Sesi - no próximo dia 27, em sessões às 10h30min e às 15h. O balé Quebra Nozes de Tchaikovsky estreou em 17 de dezembro de 1892 no Teatro Marynsky em São Petesburgo, desde então vem inspirando adaptações coreográficas, como a que agora traz ao Sesi, a Carlla Bublitz pelo Ballet Vera Bublitz.

A peça inicia com uma festa de natal na casa da menina Clara. Depois que todos os convidados chegam, há danças para os adultos e também para as crianças. Um dos convidados é Drosselmeyer que traz brinquedos de corda e presenteia Clara, filha do dono da casa, entregando-lhe um quebra- nozes, brinquedo cobiçado por seu irmão Franz, originando uma briga. O enciumado Franz, arrebata o boneco dos braços de sua irmã atirando-o no chão. Uma dança final encerra os festejos. As visitas partem e as crianças vão para cama. Clara, no entanto, não consegue pegar no sono pensando em seu Quebra-Nozes, e à meia-noite, vai a procura do brinquedo. A partir daí, os brinquedos ganham vida e o espetáculo de sonho inicia.

O projeto Sesi Crescendo com Arte foi criado em 1997. Desenvolve ações educativas gratuitas, dirigidas a um público com idade entre 7 e 14 anos. Desde então, deu oportunidade para crianças e adolescentes de entrar em contato com diversos espetáculos artísticos, favorecendo o desenvolvimento sociocultural, despertando o interesse pela arte e contribuindo para a formação de uma platéia participativa e crítica.

Uma vez por mês, um espetáculo é oferecido gratuitamente em Porto Alegre. São cerca de 650 escolas cadastradas, sendo que até hoje cerca de 125 mil estudantes participaram. As escolas interessadas em se cadastrar devem ligar para 0800 51 85 55.

Publicado quinta-feira, 19 de Novembro de 2009 - 0h00