Seminário apresenta vantagens do comércio entre Brasil e Colômbia

A ampliação do comércio bilateral entre o Brasil e a Colômbia foi o tema do encontro realizado, na terça-feira (15), na sede da FIERGS, com a participação de 30 empresários gaúchos e representantes do governo colombiano. O grupo foi recebido pelo coordenador do Conselho de Relações Internacionais e Comércio Exterior da FIERGS, Cezar Müller. "Este evento é de extrema importância para aproximar e fortalecer as relações institucionais e econômicas entre as duas nações", afirmou Muller.

O embaixador da Colômbia no Brasil, Tony Jozame Amar, e o cônsul comercial da Colômbia no Brasil, Carlos Eduardo Rodriguez Tribin, apresentaram as oportunidades de negócios para empresas que têm interesse em instalar uma unidade produtiva naquele país. "Também queremos estimular a presença de empreendedores colombianos no Brasil. Estamos, inclusive, finalizando a organização da nossa maior missão comercial para o exterior. Um grupo de 120 empresas visitará em breve o Brasil", afirmou o embaixador Amar.

O principal atrativo da Colômbia para os investidores, segundo Tribin, são as suas zonas francas, que chegam a 49. "Não é cobrado nenhum tributo para instalar uma empresa, inclusive na entrada de seus equipamentos e suas máquinas. O imposto de renda fica em 15% e os produtos podem ser vendidos no mercado interno", destacou Tribin, citando ainda como vantagem a estabilidade jurídica dos contratos por 20 anos. "Desta forma, os projetos de investimentos ganham a garantia de que não serão influenciados pelas mudanças de governos".

O comércio bilateral vem crescendo ao longo dos anos, sendo superavitário para o comércio brasileiro. Atualmente, o Brasil é um dos principais fornecedores da Colômbia, ocupando o quarto lugar. Em relação ao Rio Grande do Sul, o mercado colombiano é o 33º destino das exportações, representando 0,71% do total embarcado em 2008, as quais atingiram US$ 131 milhões. As importações gaúchas somaram US$ 104 milhões, classificando a Colômbia como o 23º fornecedor, o que representa 0,72% das compras do Estado.

O Seminário "Oportunidades de Negócios na Colômbia" é uma parceria da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), por meio do seu Centro Internacional de Negócios e Conselho de Relações Internacionais e Comércio Exterior, com a Pactum.

Publicado Terça-feira, 15 de Setembro de 2009 - 0h00