Em março de 1944, iniciavam as atividades do Sindicato da Indústria Olaria Cerâmica para Construção do RS (Sindicer-RS). Hoje, a entidade congrega cerca de 370 indústrias em sua base territorial e conta com 70 cerâmicas associadas. Ao longo destes quase 80 anos, foram muitas as conquistas para o setor, relembradas por algumas pessoas que fazem parte dessa história.

O atual presidente, Argileu de Souza Barboza, destaca dois pontos importantes para o setor no Rio Grande do Sul, a partir da atuação do Sindicer-RS. “Uma das principais foi conseguir junto ao governo do RS, em 2005, a isenção de ICMS de tijolos cerâmicos para as indústrias. Dessa forma, as empresas conseguiram mais competitividade diante de seus concorrentes de produtos alternativos – outros sistemas de alvenaria que não tinham o mesmo benefício”, relembra Barboza.

Outro destaque envolve questões ambientais. “Todas as empresas que têm o pacote de assessoria ambiental com o Sindicer-RS, contam com um benefício que conseguimos por meio de parceria com uma empresa de assessoria ambiental. As associadas que contratam esse serviço não necessitam ter um engenheiro responsável técnico para as atividades da indústria, como a extração de argila. Foi um benefício bastante importante”, ressalta, reforçando que o Sindicato se mantém em tempo integral na busca por benefícios e proteção das empresas do Estado.

Evolução

O presidente do Sindicer-RS nos anos de 2010-2016 e de 2019-2021, Jorge Ritter, atual vice-presidente da entidade, rememora fatos curiosos que marcaram a evolução do Sindicato. Ele conta que entre os anos 60 e 70 reuniões chegaram a ser feitas dentro de uma Combi, em São Leopoldo. “Depois viemos para dentro da FIERGS. Uma das ideias era ter uma sede própria, mas sugeri a permanência na estrutura da federação, por conta do acesso mais facilitado e próximo às assessorias oferecidas pelos Conselhos e Comitês da entidade”, explica.

Também fala sobre o 44º Encontro Nacional da Indústria de Cerâmica Vermelha, que trouxe a Porto Alegre, em 2015, depois de 18 anos, representantes do segmento de todo o País. Realizado na sede da FIERGS, o evento contou com a participação de 1.700 representantes do setor ceramista de todos os Estados brasileiros, que puderam, também conhecer de perto a cultura do Rio Grande do Sul.

Mais de dez pessoas enfileiradas lado a lado em frente a um palco na FIERGS

À frente do dia a dia do Sindicer-RS há 22 anos, a executiva Cristine Anversa, destaca duas iniciativas comerciais que marcaram a história do Sindicer-RS. “No desenvolvimento do setor, destaco o projeto ‘Ceramista Empreendedor Gaúcho’, elaborado em parceria com o Sebrae-RS, que virou case de sucesso, além do Projeto Procompi, no qual realizamos e organizamos a primeira missão técnica internacional para Portugal com o apoio da FIERGS”, relata Cristine. “Esse trabalho inspira e motiva todos nós que atuamos pelos interesses das indústrias cerâmicas associadas e o desenvolvimento do setor”, completa.

Dezenas de pessoas enfileiradas em frente a uma parede de tijolos

Mensagem aos industriais

A mensagem que Barboza e Ritter deixam para o setor é bastante parecida: que as empresas compreendam a importância da união do segmento e de um Sindicato forte como melhoria contínua e conquistas que não seriam possíveis individualmente. “Esse pedido precisa ser entendido e atendido por parte das empresas do setor, porque, somente através do associativismo, conseguimos conquistas robustas para todo o setor”, afirma Barboza. Ritter ainda conclama os empresários já associados a convidarem seus colegas de setor a abraçarem o associativismo, falando sobre os benefícios, de forma a garantir mais competitividade às indústrias ceramistas gaúchas.