Que a erva-mate é um produto característico da cultura do Rio Grande do Sul não é segredo para ninguém – tanto que recentemente foi declarada como patrimônio cultural imaterial do Estado, com reconhecimento oficial do governo estadual. Mas para além de seu uso dentro da cuia, no tradicional chimarrão, a erva-mate dá origem a uma série de produtos com fins diversos, como cosméticos e ingredientes de alta gastronomia. Essa variedade de aplicação foi valorizada durante a 1ª Semana da Erva-Mate Machadinho RS, que ocorreu entre os dias 3 e 9 de julho, em Machadinho (RS).

A iniciativa contou com a participação do presidente do Sindicato da Indústria do Mate do Estado do Rio Grande do Sul (Sindimate-RS), Alvaro Pompermayer, bem como da secretária executiva do Sindicato, Izabel Paludo, representando o setor ervateiro estadual. O evento foi realizado no Machadinho Thermas Resort Spa, conhecido pela gastronomia, pela linha de cosméticos e serviços que tem a erva-mate como base. O local é liderado pelo CEO Juarez Tavares.

A 1ª Semana da Erva-Mate promoveu uma imersão na história, cultura, inovações, cenários e perspectivas do mate, por meio de exposições, feira, oficinas, workshops, visita aos ervais e à Indústria da Cambona.

Além de palestras ministradas por pesquisadores de diferentes estados e países, que integraram a 1ª Conferência Internacional do Mate (Cosmetologia, Turismo e Gastronomia), também foi entregue o Prêmio Teodoro Mendes da Fonseca – Troféu Dorinho, uma homenagem especial às pessoas que contribuíram com grande relevância para o desenvolvimento do setor ervateiro. A premiação leva o nome do agricultor que descobriu a matriz da Cambona 4, em Machadinho.

O Rio Grande do Sul é o maior produtor de folha verde de erva-mate no país e o maior exportador nacional. A planta, que já foi reconhecida como árvore-símbolo do Estado, é cultivada em mais de 32 mil hectares, principalmente por pequenos produtores rurais.

Terça-feira, 11 de Julho de 2023 - 13h13