FIERGS reuniu nova Bancada Federal Gaúcha

A Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) realizou na segunda-feira (9), em sua sede, a primeira reunião com a nova Bancada Federal Gaúcha, coordenada pela deputada Manuela D´Ávila. A FIERGS apresentou uma pauta com os seguintes pontos: o desempenho da economia do RS, a guerra fiscal entre os Estados e a defasagem cambial.

"É grande o resultado de reuniões como esta. Este diálogo constante, troca de informações e elaboração de projetos criam condições de união na defesa de interesses. Temos diferentes partidos, mas um Estado único", destacou o presidente da FIERGS, Paulo Tigre.

Manuela D‘Ávila ressaltou que as questões de interesse do Estado são debatidas "de maneira rotineira" entre a indústria e os deputados em Brasília. "Vários temas da agenda que a FIERGS apresenta, a Bancada faz a mediação para que haja a melhor solução, sobretudo com ações junto ao Executivo. Esta interlocução entre o setor produtivo e os agentes políticos é imprescindível para um maior resultado nestas ações", afirmou a deputada.

Tigre citou que o setor de Máquinas e Implementos Agrícolas do Rio Grande do Sul, responsável por 70% da produção brasileira, vem perdendo muito mercado, prejudicado pelas restrições às importações implantadas pelo governo argentino. O presidente da FIERGS lembrou, ainda, que Estados com uma "guerra fiscal violenta" criam vantagens para itens importados, em detrimento ao produto nacional. "Além da questão cambial, que prejudica demais a indústria gaúcha, oito Estados brasileiros reduziram o imposto de importação, aumentando a competitividade dos produtos vindos de fora, gerando empregos em outros países", afirmou.

Ao final, a FIERGS entregou aos parlamentares um documento com a Pauta Básica da Agenda Legislativa, elaborada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Participaram do encontro os seguintes deputados federais gaúchos: Afonso Hamm (PP), Alceu Moreira (PMDB), Assis Melo (PCdoB), Danrlei Hinterholz (PTB), José Stédile (PSB), Luiz Noé (PSB), Manuela D‘Ávila (PCdoB), Nelson Marchezan Jr. (PSDB), Ronaldo Zulke (PT), Ronaldo Nogueira (PTB) e Vieira da Cunha (PDT), além do deputado convidado Almeida Lima (PMDB/SE) e do secretário de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano Luiz Carlos Busato.

Publicado segunda-feira, 9 de Maio de 2011 - 0h00