IEL-RS reforça atuação em desenvolvimento de carreiras

A meta do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS) em 2015 é reposicionar a área de desenvolvimento de carreiras, reforçando a inserção de jovens talentos no mundo do trabalho. “Nosso objetivo é aumentar a efetividade desses jovens nas empresas, alinhando as expectativas e o potencial de ambos os lados”, explica a superintendente do IEL-RS, Elisabeth Urban. Conforme ela, o Programa Inova Talentos também está neste escopo. “Neste sentido teremos alguns programas e capacitações específicos para este público”, salienta. Com relação à inovação, ela destaca os grupos de boas práticas e não apenas a mobilização e conscientização. “Vamos ajudar a estruturação dos ambientes de inovação nas empresas e apoiá-las nos projetos de gestão”, acrescenta.  O Desenvolvimento empresarial também terá atenção especial do IEL-RS. Segundo a superintendente, busca-se um alinhamento mais próximo, agregando maior número de pessoas das empresas e reforçando o trabalho junto a pequenas e médias
com parceiros.

Em 2014, no âmbito de Desenvolvimento Empresarial, foram realizados programas de atualização e de capacitação, além de serviços de consultoria em temas como a inovação, gestão empresarial, liderança, empreendedorismo e estratégia. Destacam-se ações como o 6º Congresso Internacional de Inovação, realizado em outubro e que teve 3,4 mil participantes, incluindo os eventos paralelos. O Programa de Educação Executiva Internacional, com o curso de Governança Corporativa para empresas brasileiras, que teve a Universidade de Cambridge como parceira e foi realizado em maio, em Bento Gonçalves.

Outro destaque foi o 5º Meeting de Economia, no qual foi traçado um cenário político e econômico e seus desafios pelo economista Mansueto de Almeida Jr. e o cientista político Carlos Alberto Furtado de Melo. Assim como o Meeting Interser, com o tema Ampliando o Significado dos Resultados comentado pela presidente do Conselho Religioso da Comunidade Zen Budista Zendo Brasil, monja Coen. O workshop A economia da Felicidade Aumentando a Produtividade foi conduzido pela autora do best seller Marketing na Era Digital, Martha Gabriel, e o Meeting de Gestão de Pessoas teve a escritora Lya Luft, em Porto Alegre, e a conferencista Jô Lima, em São Leopoldo, numa parceria com o Sindimetal. Big Data em Aplicações Industriais, com Jay Lee, e Liderança Criativa e o 2º Meeting de Inovação, com Christer Windelov-Lidzélius, da Kaospilot, também merecem distinção. No total, foram 3,3 mil empresas atendidas e 9,8 mil gestores, executivos e profissionais capacitados.

Na área de Desenvolvimento de Carreiras, o IEL-RS fortaleceu a sua posição no mercado gaúcho proporcionando às indústrias produtos diferenciados, que otimizaram os seus  processos de seleção e recrutamento de estagiários, bolsistas e de trainees, além de propiciar a capacitação de centenas de estudantes em cursos presenciais ou à distância. Em 2014, o IEL-RS atendeu 1,2 mil estagiários, firmou contratos com 50 novas empresas e capacitou mais de 8 mil estudantes. O Programa Inova Talentos, uma parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para desenvolver projetos de inovação nas empresas e institutos privados, teve um grande esforço do IEL-RS. O objetivo é ampliar o número de profissionais qualificados em atividades de inovação no setor empresarial brasileiro. Os resultados são 74 bolsistas e 47 projetos de empresas no Rio Grande do Sul. Na terceira chamada, foram encaminhados para avaliação do CNPq 59 projetos, solicitando 120 bolsistas.  O resultado sairá dia 19 de janeiro de 2015.

Entre as iniciativas do Instituto Euvaldo Lodi em 2014, destacam-se também o Talentos em Debate, que teve a autora do livro Manual Jovens Sonhadores, Nathalie Trutmann; e o CEO e co-fundador da empresa Lema 21, Jonathan Assayag, como debatedores. Em Caxias do Sul, o proprietário da rede Croasonho, Gustavo Susin, e o relações públicas Guilherme Alf, falaram a estudantes no mesmo evento.  Finalmente, o Diálogos para o Futuro abordou o tema “Conectados, mas muito distraídos”, com palestras de Sidnei Oliveira, Alessandro Zancanaro e Luis Fernando Domingues de Azevedo.
Publicado Terça-feira, 23 de Dezembro de 2014 - 12h12