Municípios recebem equipamentos para melhorar o escoamento da produção gaúcha

Mais 66 cidades do Rio Grande do Sul com menos de 50 mil habitantes receberam máquinas e caminhões por parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). A iniciativa envolve a aquisição, pelo governo federal, de 18 mil equipamentos de indústrias brasileiras, distribuídos a mais de 5 mil municípios do País. O objetivo é que os equipamentos sejam utilizados pelas prefeituras para melhorar a infraestrutura e recuperar as estradas vicinais para escoamento da produção, circulação de bens e da população.

Na cerimônia, realizada no Palácio Piratini nesta sexta-feira, o ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Miguel Rossetto, salientou que o ato reconhece o trabalho dos pequenos agricultores, que reforçam o desenvolvimento do País. "Esse é um programa de referência mundial. O Estado produz as máquinas e gera benefícios, assegura a economia produtiva e o aumento da capacidade do campo. Evoluímos muito e o programa busca melhorar inclusive a qualidade do escoamento da produção, o resultado do trabalho dos nossos produtores", declarou. Rossetto lembrou que entre as indústrias fabricantes dos equipamentos estão a Randon, de Caxias do Sul, e a Navistar, com unidade em Canoas, e destacou a colaboração das indústrias, por meio do Sistema FIERGS, no desenvolvimento do programa. O presidente da entidade, Heitor José Müller, participou da cerimônia.

Até o momento, já foram entregues no Estado 840 equipamentos. O total de investimentos do programa, que contempla os 455 municípios gaúchos com até 50 mil habitantes, é de R$ 290 milhões. Foi assinado ainda um convênio entre o governo federal e do Estado em apoio à implementação do Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa/Susaf), destinado à capacitação em boas práticas de produção e serviços municipais de inspeção, além de outros agentes envolvidos na cadeia de agroindustrialização familiar de produtos de origem animal.

Publicado sexta-feira, 4 de Abril de 2014 - 0h00