Você está aqui

Prorrogada campanha em segurança e saúde no trabalho do Sesi

 
O Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) prorrogou até 31 de julho a campanha de Segurança e Saúde no Trabalho 2015/2016 para micro, pequenas e médias empresas do Estado. O benefício está disponível gratuitamente para indústrias de até 500 funcionários  (conforme dimensionamento do SESMT - NR4) que não tenham usado os serviços de SST da instituição nos últimos dois anos e sem engenheiro de segurança em tempo integral, e empresas de 501 a 1000 funcionários, que estejam enquadradas nos graus de risco, 1, 2 ou 3 , conforme dimensionamento do SESMT (NR4), pelo critério de classificação de risco do Ministério do Trabalho e Emprego. A empresa poderá, ao aderir à campanha, por meio do edital publicado no site www.sesirs.org.br/campanhasst, escolher os serviços de preferência: Diagnóstico de Gestão de Riscos e Conformidade Legal, Elaboração do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais e Ação educativa em SST. 
 
“A saúde do trabalhador influi diretamente na produtividade da indústria”, lembra o diretor-superintendente Juliano Colombo, “Além disso, o não cumprimento das leis, com risco de multas interdições e perda de processos podem impactar economicamente no dia a dia da empresa”, destaca. Às empresas que já contam com SST adequados, também podem usufruir da campanha incentivando sua cadeia de fornecedores a aderir.
 
Ele lembra que a implantação do e-social vai unificar o envio de informações ao governo federal, com atualização dos dados de riscos no ambiente de trabalho. “Estes riscos podem ser identificados na campanha”, salienta Colombo. “Outro ponto importante é que podemos contribuir para que a empresa possa fazer um gerenciamento dos custos e impactos relacionados a acidentes e doenças do trabalho como afastamento, FAP, seguro de acidente de trabalho, indenizações, multas, interdições, embargos, processos trabalhistas e previdenciários, recrutamento, treinamento, perdas de produção, perda de competitividade, impacto negativo na imagem da marca, formação de clima, conflitos, entre outros”. 
 
As inscrições vão até o dia 31 de julho, sendo que assim que é assinado o Termo de Adesão, após a análise dos critérios, o trabalho inicia e terá 12 meses para sua execução.
 
 
Publicado quarta-feira, 8 de Julho de 2015 - 10h10